domingo, 13 de novembro de 2016

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 13.11.2016

Para enfraquecer um grupo de pessoas e impôr-se a elas, basta dividi-las.
Os efeitos perniciosos da divisão são bem conhecidos nos domínios político, social, profissional e familiar, mas ainda não foram suficientemente estudados no domínio interior.
Um homem que tem dúvidas introduz a divisão em si mesmo; é como se ele quisesse seguir, ao mesmo tempo, por duas direcções opostas: só consegue cambalear.

Vós direis que nem sempre é fácil adquirir as certezas que permitem seguir firmemente uma decisão interior.
Eu sei, mas para escapar à dúvida destruidora existe um método e, esse método consiste em entrar profundamente em si mesmo, dizendo para consigo: «Por enquanto, eu sou ignorante, não tenho a intuição e a lucidez necessárias para ver claramente a situação, mas isso não deve perturbar-me nem paralisar-me.
Eu tenho fé no bem, na luz, e continuarei a agir com honestidade, desapego e coragem.»
Se souberdes manter-vos neste estado de espírito, acabareis por vencer todas as dúvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário