quinta-feira, 24 de novembro de 2016

A ALMA - Brochura Nº.2

Inicia-se, hoje, a partilha da Brochura Nº.2  -  A ALMA, do Mestre  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV.



Conferência improvisada

Pergunta: Mestre, podereis dizer-nos o que é a alma?

Podemos dividir o homem de diferentes maneiras.
Os Teósofos, que adoptaram o sistema dos Hindus, dividem-no em 7; mas nós já voltaremos a falar sobre este aspecto em particular daqui a pouco.
Os Astrólogos dividem-no em 12, de acordo com os 12 signos do Zodíaco; e os Alquimistas em 4, de acordo com os 4 elementos.
Os Cabalistas escolheram o 4 e o 10, mas nós não nos deteremos hoje nesta divisão.
Na religião dos antigos Persas e no Maniqueísmo, o homem é dividido em 2, segundo os 2 princípios do bem e do mal, da luz e das trevas, Ormuzd e Ahriman.
Também há quem diga que ele é uma unidade indivisível.
Quanto aos Cristãos, dividem-no frequentemente em 3: corpo, alma e espírito; também voltaremos, daqui a pouco, a falar sobre esta divisão trinitária.
Acrescentarei ainda que certos esoteristas escolheram a divisão em 9, porque reproduzem o 3 nos 3 mundos...
Onde é que está a verdade?
Está em todos.
Isso depende do ponto de vista segundo o qual o homem for apreciado.
Quer seja 1, 2, 3, 4, 7, 9, 10 ou 12, o número pelo qual se divida, todos estão na verdade.
Podemos mesmo ir mais longe e dividi-lo em: 3x12=36, ou ainda em: 2x36=72, e mesmo ainda em: 2x72=144.
Aliás, 36, 72 e 144, é a ordem pela qual estes números são estudados na Cabala e, eles são significativos.
Mas, como podemos observar, o 3 é o número que aparece mais frequentemente: 3x3=9,  3x4=12, 3x12=36, etc... 36, é o número dos 36 génios e, 2x36=72, que é o número dos 72 nomes de Deus, o "Shem hameforach".
Diz-se que aquele que conhece os 72 nomes de Deus pode comandar todos os génios...
Os Cabalistas e os Iniciados não escolheram todos estes números ao acaso.
Tomemos, por exemplo, o número 72.
O ponto vernal retrogride  um grau todos os 72 anos e, 72 é também o número dos batimentos do coração por minuto; e podemos até confirmar que, em relação às respirações, a norma é de 18 por minuto e que 18 é precisamente a quarta parte de 72.
No movimento das estrelas e dos planetas, na sucessão ou na repetição de numerosos fenómenos da Natureza, todos esses sábios do passado verificavam uma certa regularidade, isto é, um ritmo, ciclos, períodos.
Portanto, eles observavam, verificavam e, em seguida, por uma questão de comodidade na exposição de certas ideias, utilizavam somente este ou aquele aspecto, este ou aquele número.
Também eu procedo da mesma maneira.
Muitas vezes divido o homem em 2: a sua natureza inferior, a personalidade, e a sua natureza superior, a individualidade, porque esta divisão facilita a compreensão de certas coisas.
E para outras explicações escolhi a divisão em 3 porque ela é mais clara.
Estas divisões em 3, 7, 10, 12, etc., são unicamente métodos e meios cómodos para apresentar este ou aquele aspecto da realidade.
Não há nenhum que esteja em contradição com outro, porque cada qual é verdadeiro segundo o seu ponto de vista.
Podemos dividir o homem em tantas regiões quantas quisermos.
Por exemplo, tomemos o caso dos anatomistas: umas vezes eles apresentam somente o sistema ósseo, o esqueleto, ou unicamente o sistema circulatório, com as artérias, as veias e os vasos capilares, ou então o sistema muscular ou o sistema nervoso, etc...
No entanto, é sempre o homem, porém apresentado cada vez sob um aspecto diferente, porque é impossível apreendê-lo no seu conjunto.
E também os geógrafos, quando fazem os mapas, não apresentam ao mesmo tempo todos os aspectos de um país.
Nos mapas físicos estão indicadas as redes hidrográficas, as montanhas, as planícies; e sobre os mapas geológicos, a natureza dos terrenos; existem também os mapas económicos, os mapas políticos, etc.
O mesmo se passa em todos os domínios.
Portanto, os Iniciados também se servem de certas divisões, exactamente como um anatomista ou um geógrafo o fazem, segundo o aspecto que desejam ilustrar.

Continua

Sem comentários:

Enviar um comentário