segunda-feira, 16 de março de 2015

PENSAMENTO QUOTIDIANO

Se interrogardes alguns jovens acerca das suas convicções, eles dir-vos-ão o que pensam da religião, da moral, da política, do amor, etc..., e estão convencidos de que têm razão.
Vários anos mais tarde, na sequência de certas experiências, eles mudaram e as suas convicções também.
Mas, uma vez mais, eles creem que detêm a verdade.
Os humanos são assim: quando crianças, pensam de uma certa maneira, na adolescência pensam de outra, quando adultos mudam de novo e talvez até várias vezes... até à velhice, em que mais uma vez pensarão de modo diferente!

Cada um deve, pois, reflectir e dizer para consigo: «De momento, eu tenho este ponto de vista sobre a existência, mas como já mudei várias vezes, quem me diz que agora estou mais perto da verdade?»
Sim, mesmo aos noventa anos há que dizer: «Eu continuo a aguardar antes de me pronunciar. Daqui a alguns séculos, talvez já veja mais claro!»
É bom ter convicções, mas não estar convencido das suas capacidades para ajuizar, pois elas são limitadas, incompletas.
Quando tiverdes vivido mais um pouco, mudareis de novo, pois as opiniões variam continuamente segundo o que se viveu e o nível de consciência com que isso foi vivido.

OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV  -  16.03.2015

www.prosveta.com
www.publicacoesmaitreya.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário