quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

UM TRANSFORMADOR DA ENERGIA SEXUAL: O ALTO IDEAL

É o amor que é precioso, é o amor que é essencial, mas para o fortalecer, para o proteger e torná-lo durável, é necessário diminuir as suas manifestações físicas.
Mas é preciso saber que é perigoso renunciar a uma alegria sem a substituir por outra alegria, porque isso reflecte-se dolorosamente sobre o sistema nervoso.
Para depois não sofrermos reacções negativas, teremos sempre de substituir um prazer por outro prazer, mas mais espiritual.

Na Ciência Iniciática diz-se que a renúncia não é uma privação, mas uma substituição, uma transposição para um outro mundo.
É a mesma actividade que continua mas com materiais mais puros, mais luminosos.
Quando se diz que é preciso privar-se, renunciar, fazer sacrifícios, isso é apenas uma maneira de dizer.
Na realidade, não é preciso privar-se, não é preciso renunciar, mas somente deslocar-se, isto é, fazer no alto aquilo que se fazia cá em baixo: em lugar de beber água num pântano onde pululam os micróbios, há que beber água de uma fonte pura, cristalina.
Não beber, seria a morte.
Um verdadeiro Mestre não se priva de nada: ele come, bebe, respira, ama, mas em regiões, em estados de consciência desconhecidos para o homem vulgar.

O método que as pessoas adoptam geralmente para deixar de fumar, de beber ou de andar com mulheres - substituir o hábito sem o substituir por alguma coisa - é extremamente perigoso, pois desnorteia-as e mergulha-as no vazio.
É necessária uma compensação, é necessário substituir um desejo inferior por um desejo superior.
Por isso, reflecti bem sempre que desejeis renunciar a uma necessidade que seja muito forte em vós, pois trata-se de uma decisão muito grave.
É preciso substituir essa necessidade.
Assim, para que ela seja satisfeita, continuareis a comer, a beber, a amar ou a viver, mas num grau que não vos exponha aos mesmos perigos.
Se não substituirdes as vossas necessidades, sucumbireis.

Se um Iniciado não encontrasse a alegria e o prazer muito mais alto, nas suas meditações, nas suas contemplações, na sua maneira de viver, no seu amor pelos humanos, jamais poderia vencer, porque os Iniciados são construídos como toda a gente.
Mas é graças ao seu amor formidável por um alto ideal que conseguem sublimar as suas energias.

Nunca luteis contra o instinto sexual unicamente com a vossa vontade.
Para vencer é preciso chamar as forças celestes, isto é, um alto ideal, um amor formidável pela perfeição, pela pureza, pela bondade.
Se não tiverdes um ideal desta natureza, se não amardes a vida divina, a vida perfeita, então não deveis lutar contra a força sexual, pois sereis despedaçados.
O recalcamento não é uma solução para o problema da sexualidade, porque ele não é senão a recusa em dar à força sexual o seu curso normal, sem ter na cabeça uma ideia, um ideal que faça um trabalho nos planos superiores para sublimar essa força.
Podeis ter confiança em mim, eu conheço bem a questão.
Não vos digo coisa alguma que não tenha previamente verificado, e é por ter verificado todas estas grandes leis que tenho o direito de vos falar delas.
Desde há mais de quarenta anos que vos apresento pontos de vista que, se os compreenderdes correctamente, jamais poderáo causar-vos prejuízos.
Toda a minha vida tenho feito experiências em mim próprio para estudar e encontrar os melhores métodos, e é graças a essas experiências que agora posso ser-vos extremamente útil.
Mas se não tiverdes confiança em mim, se tiverdes medo de ser infelizes ao aplicar esses métodos, então não os apliqueis: eu não tenho nada contra, vós é que sofrereis.
Um dia virá em que tomareis consciência de até que ponto haveis sido estúpidos ao agir irreflectidamente, porque não conseguistes sequer discernir onde estava o vosso verdadeiro interesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário