sábado, 7 de fevereiro de 2015

O MODELO SOLAR


I
Leitura do pensamento do dia:

«O ideal mais elevado que existe é o de tomar o Sol como modelo.
Se quiserdes imitar um sábio, um filósofo ou até, um herói, um santo, um Iniciado, recebereis, sem dúvida, algumas partículas das suas virtudes, mas nunca em tão grande número e duma qualidade tão pura como se o vosso modelo for o Sol.
»A imagem da perfeição é o Sol e, se o tomardes por modelo, se como ele, não pensardes senão em iluminar, aquecer e vivificar as creaturas, então transformar-vos-eis verdadeiramente.
Porque mesmo que nunca consigais obter a luz, o calor e a vida do Sol, o simples desejo de adquiri-las projectar-vos-á para as regiões celestes, onde fareis verdadeiras maravilhas.
Esse desejo de iluminar, de aquecer, de vivificar as pessoas, tornar-vos-á a vós próprios mais iluminados, mais calorosos e mais vivos.»

Eis mais uma página que vai chocar um pouco alguns e espantar outros..
Tomar o Sol por modelo!
Toda a gente me dirá: «Oiça, isso é inacreditável, o Sol não é um ser inteligente e consciente!»
E é aí que eles se enganam.
É certo que o Sol tem a aparência duma bola de fogo.
Mas sob que forma se apresenta o ser humano?
A de um corpo que funciona como uma máquina...
E o Universo é também uma máquina.
Houve mesmo cérebros geniais que apareceram no mundo para afirmar que ele seria obra do acaso.
Mas um acaso assim tão inteligente, tão perspicaz, sempre é um pouco estranho, não vos parece?
Se uma máquina funciona, não é por acaso, é preciso que alguém a ponha a trabalhar.
Nunca vistes uma máquina começar a funcionar sem que um ser inteligente tenha desencadeado esse funcionamento.

Desde que haja uma matéria, é necessário que exista um espírito que a anime.
Por isso, é um erro pensar que o Sol é apenas uma bola de fogo.
O Sol é uma terra magnífica, habitada por creaturas das mais evoluídas que existem, creaturas que dirigem os planetas, e são as vibrações dessas creaturas que se transformam, no espaço, em calor e luz; no Sol, propriamente, reina uma temperatura moderada.
Mas quem é que vai acreditar em mim?
Talvez as crianças...
Não diminuo nenhum dos grandes Mestres da humanidade ao dizer que devemos tomar o Sol como modelo, porque também eles o tomaram por modelo.
Posto que iluminaram o mundo inteiro com a sua sabedoria, que aqueceram os corações de toda a gente com o seu amor, que vivificaram o mundo inteiro com a sua vida pura, isso prova que eles tomaram o Sol por modelo.
Aliás, o Sol só envia incessantemente a sua luz e o seu calor, só sustenta sem desfalecimento a vida no Universo, porque também ele imita um modelo: o Senhor.

A imitação é uma tendência inata no ser humano, assim como em todas as creaturas.
Porém, quem é que as pessoas querem imitar?
Um actor ou uma actriz de cinema, um campeão de futebol, etc...
Elas não têm bons critérios para escolher um modelo e, sobretudo, não sabem como esta questão do modelo é importante para a vida psíquica.
O simples facto de conviverdes com um amigo é suficiente para receberdes dele certas partículas, ele dá-vos algo das suas virtudes e dos seus vícios, e deste modo, mesmo sem o saberdes, modelais-vos por ele.
Portanto, assim, também ao "conviver" com o Sol, maravilhando-vos todos os dias com a sua bondade, a sua limpidez, o seu poder, com toda aquela vida que jorra, ao fim de algum tempo aperceber-vos-eis de que se operam transformações em vós próprios, nas vossas células: há algo em vós que começa a vibrar de forma diferente, e tornais-vos cada vez mais luminosos, calorosos, vivificantes.

Continua

OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

em  "Rumo a uma civilização solar"

Sem comentários:

Enviar um comentário