segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O MODELO SOLAR (Cont. III)

 A maioria dos humanos imagina que nada há de mais grandioso e de mais glorioso do que o seu trabalho, a sua profissão.
Pois bem, eu penso que nada se pode comparar a esse ofício ainda desconhecido de que ninguém suspeita: tornar-se como o Sol que ilumina todas as creaturas, que as aquece e as vivifica.
Sim, tomar o Sol por modelo e, como ele, iluminar, aquecer, vivificar.
É claro que não é assim tão fácil tornardes-vos como o Sol; mesmo daqui a várias centenas de anos não o conseguireis.
Mas, pelo menos, esse ideal de ser semelhante a ele produzirá em vós tais transformações que, interiormente, isso sim, tornar-vos-eis um reflexo do Sol e, na vossa presença, os homens começarão a sentir-se mais luminosos, mais calorosos, mais vivos.

Existem milhares de actividades no mundo; sobretudo nos últimos anos, apareceram muitas profissões novas, mas nenhuma pode comparar-se ao trabalho daquele que quer tornar-se como o Sol.
Nenhuma outra pode satisfazê-lo verdadeiramente.
Reparai que, o que quer que façais, a vossa actividade está limitada.
Podeis ser químico, astrónomo, músico, pintor, advogado, notário... uma parte de vós próprios está preenchida pela vossa actividade, mas não é com a vossa ciência ou a vossa arte que conseguireis resolver os outros problemas da vida (a mulher, os filhos, os amigos, ou até a saúde).

Todos os que se aproximam do Sol, conscientemente, com o desejo de tornar-se como ele, acabam realmente por trazer em si a vida, o calor e a luz do Sol.
E os outros, que sentem isso mesmo, vêm para junto deles.
Como é possível não ir ao encontro dum ser junto do qual nos sentimos vivificados, aquecidos, iluminados?
Ao passo que aqueles que são frios, descorados, sem vida, as pessoas evitam-nos e, se são obrigadas a suportá-los, fecham-se em relação a eles.
Reparai nas flores: fecham-se durante a noite, mas de dia abrem-se para o Sol.
As flores falam-nos, dão-nos informações sobre muitas coisas; dizem-nos, por exemplo: só podeis abrir os seres por intermédio do calor e da luz.
Mas quem as compreende?
Tomai o Sol como modelo.
Mesmo durante o dia, quando já não estais diante do Sol, vigiai-vos, analisai-vos, perguntando a vós próprios: «Estarei eu preparado para aquecer e dilatar o coração das creaturas?
Será que lhes levo a vida?»
Sim, a cada momento do dia, fazei a vós próprios esta pergunta, porque ela é a chave do vosso aperfeiçoamento.

Continua

Sem comentários:

Enviar um comentário