domingo, 2 de novembro de 2014

MALHUTH, IÉSOD, HOD, TIPHÉRETH: OS ARCANJOS E AS ESTAÇÕES

XII

A passagem de uma estação à outra no decorrer do ano dá-se, como sabeis, quando o sol passa pelos quatro pontos cardeais, chamados solstícios e equinócios.
Eles são como que nós de forças cósmicas, e nesses períodos derramam-se sobre a terra novas energias.
Mas não é pelo facto de isto se repetir regularmente todos os anos que a renovação dessas forças se faz automaticamente, mecânicamente.
Não, todas essas mudanças são produzidas pelo trabalho de entidades que estão encarregues de se ocupar das pedras, das plantas, dos animais e dos homens.
As quatro estações estão sob a influência de quatro arcanjos: Raphaël preside à primavera, Uriel ao verão, Mikhaël ao outono e Gabriel ao inverno.
Segundo a tradição, Raphaël, Uriel, Mikhaël e Gabriel estão enytre os "sete anjos que se encontram perante a glória do Senhor".
Quando se aproxima o equinócio da primavera, todos os espíritos e forças da Natureza trabalham, conduzidos por Raphaël, para reanimar a vida am todos os lugares do Universo.
É no reino vegetal que a sua acção é mais espectacular, mas ela também abrange os minerais, os animais e os humanos.
Este renovar da vida na Natureza pode ser tomado como sinal de regeneração para o homem e, portanto, também de cura.
A única menção feita a Raphaël nas Escrituras encontra-se no Livro de Tobias.
É uma aventura extraordinária!
Um dia, o velho Tobite, que ficara cego,, recebe a visita de um jovem mancebo que se apresenta como sendo Azarias, filho de um dos seus parentes e que lhe propõe acompanhar o seu filho Tobias até Média, para ir buscar uma soma de dinheiro que Tobite lá tinha deixado depositado, há mais de vinte anos.
Tobite aceita.
Pelo caminho, Azarias instrui Tobias e dá-lhe conselhos; ele vai mesmo ao ponto de lhe sugerir que peça a mão de Sarra, filha de um homem que lhes ofereceu  hospitalidade.
Ora, sobra Sarra pesa uma maldição: ela casou-se sete vezes e, de cada vez, o demónio Asmodeu fez perecer o seu marido, imediatamente após a cerimónia do casamento.
Para fazer cessar este malefício, Azarias aconselho Tobias a pescar um determinado peixe, a tirar-lhe o fígado e o coração e a queimá-los: o fumo porá o demónio em fuga.
Assim, Tobias desposa Sarra.
A viagem continua...
O dinheiro deixado em depósito é recuperado e eles regressam à casa paterna.
No caminho, Azarias diz a Tobias: «Garanto-te que os olhos do teu pai se vão abrir.
Aplicar-lhe-ás sobre o olho o fel do peixe: a droga dissolverá e tirar-lhe-á dos olhos uma pequena pele branca...»
Tobias executa as prescrições e devolve assim a vista ao seu pai.
No final, quando Tobias e o pai querem oferecer presentes a esse jovem extraordinário que tantas bençãos lhes trouxe, Raphaël dá-se a conhecer: «Vou dizer-vos toda a verdade.
Eu sou Raphaël, um dos sete anjos que se encontram sempre prontos a penetrar junto da Glória do Senhor...» e desapareceu.
É uma história muito bela; eu resumia-a rapidamente para vós, mas ela merece ser lida por inteiro.

Na esfera de Hod, os cabalistas colocaram o planeta Mercúrio.
Ora, o deus Mercúrio (Hermes, na mitologia grega) é o deus dos viajantes e da saúde.
É exactamente este o papel desempenhado por Raphaël junto de Tobias, que ele acompanhou ao longo da sua viagem e a quem ensinou a arte de curar os males do corpo (a cegueira do seu pai) e os males da alma (os malefícios do demónio).
E não é por acaso que, ainda nos nossos dias, o caduceu de Hermes é o símbolo dos médicos.

A grande festa da primavera é a Páscoa, ela celebra a ressurreição do Cristo em toda a Natureza e deve ser também a nossa ressurreição.
Assim, não basta notar que as aves cantam e as árvores se cobrem de folhas; há todo um trabalho a fazer, um trabalho de renovação.
Todas as manhãs, quando vindes ao nascer do sol, não deveis ter mais nada na cabeça senão esta renovação.
Deixai todos os outros assuntos de lado, tudo o que já é velho e caduco, para receberdes finalmente a nova vida e entrardes em comunicação com essa grande corrente que vem do coração do Universo.

.../...
OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

"Do homem a Deus"
Colecção Izvor
Edições Prosveta
Publicações Maitreya


Sem comentários:

Enviar um comentário