sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A FESTA DO NATAL (Cont.II)

...
Há dois mil anos, Jesus nasceu na Palestina, mas isso é o aspecto histórico do Natal, e como sabeis, para os Iniciados o aspecto histórico é secundário, porque, antes de ser um acontecimento histórico, o nascimento do Cristo é um acontecimento cósmico: é a primeira manifestação da vida na Natureza, o começo de todas as manifestações.
Depois, este nascimento é um acontecimento místico, o que significa que o Cristo deve nascer em cada alma como princípio de luz e de amor divino.
É esse o significado do nascimento de Jesus: enquanto o homem não possuir a luz e o amor, o Menino Jesus não nascerá nele.
Ele pode celebrá-l'O, pode esperá-l'O... jamais acontecerá o que quer que seja.
Jesus nasceu há dois mil anos.
Então, em jeito de recordação, vai-se à igreja e canta-se que Jesus veio para nos salvar.
E, uma vez que se está a salvo, pode-se pecar, pode-se comer e beber, fica-se tranquilo para sempre...
Eis como os humanos compreendem o nascimento de Jesus.
Mas poucos são os que pensam em trabalhar, em estudar, em fazer esforços para que Jesus nasça interiormente na sua alma, no seu espírito.
Se fosse suficiente o nascimento de Jesus, há dois mil anos, para trazer o Reino de Deus à terra, porque é que este não chegou ainda?
As guerras, as misérias, as doenças - tudo isso já deveria ter desaparecido.

Não nego que o nascimento de Jesus foi um acontecimento histórico de uma grande importância, mas o essencial da festa do Natal são os seus aspecto cósmico e místico.
Porque o nascimento do Cristo é não somente um acontecimento que se realiza todos os anos no Universo, mas também algo que a cada instante pode acontecer em nós.
Podeis reler a história do nascimento de Jesus quantas vezes quiserdes e cantar «nasceu o Menino Divino», mas enquanto o Cristo não tiver nascido em vós, isso não servirá para nada.
O que é preciso agora é que cada um tenha o desejo de fazê-l'O nascer na sua alma, para tornar-se como Ele, a fim de que a Terra seja povoada por Cristos.
Aliás, foi isso que Jesus pediu quando disse: «Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará, ele também, as obras que eu faço. Ele fará, até, maiores.»
Ora bem, aonde estão essas obras maiores que as de Jesus?...

Para certas pessoas, o Cristo já nasceu, para outras, nascerá em breve, e para outras ainda, infelizmente, nascerá dentro de alguns séculos.
Tudo reside na preparação das condições.
É por esse motivo que é muito importante as pessoas preparem-se com muita antecedência para a festa do Natal, a fim de compreenderem todo o seu significado.

Sem comentários:

Enviar um comentário