quinta-feira, 30 de julho de 2015

A VERDADEIRA RELIGIÃO SOLAR (Cont. V)


II

Quando Jesus dizia: «Ninguém pode ir ao Pai senão através de mim», era o Cristo que falava pela sua boca.
Ele queria dizer: ninguém pode ir ao Pai senão através de  mim, porque eu sou o espírito do Cristo que se manifesta através do Sol.
Direis que é uma interpretação arbitrária.
Não, posso mostrar-vos como se encontra o lugar de todas as verdades; elas são apresentadas de uma forma dispersa, desconexa, e o Iniciado deve ligá-las e encontrar o lugar de cada uma delas no grande livro da Natureza viva.

Já vos mostrei que o Sol, com a vida que nos dá, com a sua luz e o seu calor é, para nós, que estamos na Terra, a melhor imagem da Santíssima Trindade.
A vida que corre através do Sol é o Pai.
Em relação à luz e ao calor, podemos pensar que é, indiferentemente, o Filho ou o Espírito Santo; porém, do ponto de vista iniciático, o Espírito Santo representa mais o calor, o amor, ao passo que o Filho, o Cristo, representa a luz, a sabedoria.
Logo, esta luz que sai do Sol e que produz tantas transformações no Universo, que distribui tantos benefícios a todas as creaturas, esta luz cuja verdadeira natureza ainda não se conhece, é o Cristo, o espírito do Cristo.
A luz do Sol é um espírito vivo, e é através desta luz que o espírito do Cristo está sempre presente, é activo, trabalha sem descanso.
Se assim não fosse, como interpretaríamos as suas palavras: «Eu sou a luz do mundo»... ou então: «O meu Pai e eu somos um»?
Eles são um no Sol, pois é no Sol que a vida e a luz são um.
Ele diz também: «Eu sou a ressurreição e a vida.»
Quem ressuscita os seres?
Quem dá a vida?
É o Cristo, o espírito do Cristo, que vive no Sol.

Os cristãos situam sempre o Cristo não se sabe onde, na Palestina, por exemplo, porque Jesus viveu lá.
Mas, se ele é verdadeiramente a ressurreição e a vida, não é lá que vive, é no Sol.
Por isso, se vos habituardes a olhar para o Sol, de manhã, pensando que é o Cristo que ali está, diante de vós, se vos ligardes a ele, se o amardes, todo o vosso ser estremecerá e vibrará em uníssono com a luz cósmica condensada que se manifesta através dele.

Continua

Sem comentários:

Enviar um comentário