E visto que nós mesmos possuímos em nós os dois princípios, masculino e feminino, harmonizarmo-nos com o Céu significa, fazermos primeiro um trabalho interior (é isso o princípio masculino) de purificação, de elevação, a fim de vibrarmos em uníssono com ele; depois, aí, na paz, no silêncio, deixamos o Céu reflectir-se em nós (representamos então, o princípio feminino), recebemos os seus eflúvios, os seus raios, os seus germes de vida, que vão dar frutos no nosso coração e na nossa alma.
Portanto, no trabalho espiritual nós pomos em acção os dois princípios que há em nós: o princípio masculino, activo, que nos permite atingir o mundo divino, e o princípio feminino, receptivo, que faz de nós uma taça onde se derramam todas as bençãos.
É exactamente o que significa harmonizar-se: saber trabalhar com os dois princípios.
Para que o princípio receptivo possa fundir-se com o Céu, é preciso que o princípio activo se tenha esforçado previamente por estabelecer a ordem e a pureza.
A verdadeira criação só é possível com esta condição.
Como vedes, no plano espiritual o ser humano pode assumir alternadamente a polaridade masculina e a polaridade feminina.
Ele é, pois, mais rico e mais completo do que no plano físico, onde há sempre lacunas e imperfeições.
E da mesma maneira que, no plano físico, a mulher transporta em si o filho cujo germe lhe foi dado pelo homem, no plano espiritual a alma concebe e põe no mundo filhos cujos germes lhe foram dados pelo próprio espírito.
Pois bem, eis agora a verdade que é mais importante compreenderdes se quereis ser felizes: antes de realizar uma fusão com um homem ou uma mulher, deveis realizar essa fusão no Alto, entre a vossa alma e o vosso espírito.
O acto que realizais no plano físico com uma criatura física é precisamente o reflexo longínquo desse acto cósmico que é a fusão do princípio espiritual em vós com o princípio que é o próprio Deus - o vosso espírito.
E visto que não passa de um reflexo, ele só vos trará decepções se não tiverdes sabido realizar previamente essa fusão no Alto.
Vós direis: «Então, devemos esperar até ter realizado uma tal fusão no plano espiritual para nos unirmos a um homem ou a uma mulher?»
Eu não digo que deveis obrigatoriamente esperar.
Eu digo, porque é esta a realidade, que não pode existir verdadeira fusão no plano físico enquanto o homem e a mulher não tiverem sabido realizar primeiro essa fusão no plano espiritual.
Mas vós, fazei o que puderdes..
Continua
Sem comentários:
Enviar um comentário