Para que a nossa trindade se torne santa, temos que tomar o Sol como modelo e encaminhar-nos para ele, a fim de nos tornarmos também luminosos, calorosos e vivos.
É claro que é difícil consegui-lo, mas esse trabalho está na linha da Iniciação.
Em vez de se ficar pelas concepções velhas e inúteis, é preferível ir contemplar o Sol e ter como ideal assemelhar-se a ele.
Já vos disse que existe uma lei de mimetismo segundo a qual, qualquer creatura, com o tempo, se assemelha ao meio em que se encontra.
Se o homem olhar muitas vezes e durante muito tempo para o Sol, se o compreender, se o amar, se se deixar penetrar pelos seus raios, tornar-se-á, pouco a pouco, semelhante a ele.
E até, se souber condensar os seus raios, acumulá-los, fazer reservas no seu plexo solar, poderá depois ir lá abastecer-se conforme as suas necessidades e tornar-se infatigável.
É toda uma ciência, toda uma aprendizagem a fazer, e aqueles que a tomaram a sério, todos os dias recebem bençãos.
Como é possível não se dar conta de que é no Sol que melhor se manifestam a generosidade, a imensidão e a eternidade de Deus?
Doravante, é lá que se deve procurar a Santíssima Trindade.
Todos os pedagogos sabem que é preciso apresentar às crianças o lado concreto das coisas, aquilo que se toca, aquilo que se vê, para depois se poder conduzi-las para um domínio mais abstracto.
Dever-se-ia ter utilizado o mesmo método para a religião e, em vez de apresentar a Divindade, a Santíssima Trindade, como uma abstracção que ninguém ou quase ninguém, compreende, haveria que ter começado pelo lado concreto, isto é, o Sol.
Antes de tudo, há que ir diante do Sol, aquecer-se, iluminar-se, vivificar-se, agradecer a Deus e, depois, se se tiver capacidades mentais suficientes, poder-se-á ir procurar, para além dele, o Espírito Cósmico, o Absoluto.
Direis: «Mas, na igreja, na hóstia, não se pode encontrar Deus?»
Sim, é claro, pode-se encontrar Deus na igreja, mas qual é a igreja ou o templo comparável à Natureza, e qual é a hóstia que se pode comparar ao Sol?
Além disso, podeis comer vagões de hóstias e continuar tão malvado, tão invejoso, tão sensual, tão estúpido e doentio como antes.
Ao passo que se fordes a essa hóstia imensa que é o Sol, se comunicardes todos os dias com ela, sereis obrigados a transformar-vos.
Porque em parte nenhuma Deus se manifesta, em todo o seu poder, em toda a sua luz e em todo o seu calor, como no Sol.
Continua
Sem comentários:
Enviar um comentário