terça-feira, 16 de junho de 2015

PROTEGEI A POESIA DO VOSSO AMOR (Cont. II)

Porque não vos observais, para tirardes conclusões de experiências que por certo já fizestes?
Amastes um rapaz ou uma rapariga e durante os primeiros tempos desse amor vivestes maravilhados.
Bastava pensardes que o outro existia e que talvez fôsseis encontrá-lo na rua ou em qualquer lugar para vos sentirdes mergulhados em poesia, em música.
Certo dia, pudestes obter um objecto em que ele tocara ou que lhe pertencera e, mesmo tratando-se de uma coisa insignificante, para vós foi o tesouro mais precioso do mundo, pois estava impregnado dos eflúvios desse ser; era como que um talismã para vós.
Depois, começastes a encontrar-vos e, passo a passo, as coisas seguiram o seu curso... "normal", como se costuma dizer.
Nessa altura, certamente, vos deliciastes com outros prazeres, outras alegrias, mas perdestes tudo o que fazia a magia dos vossos primeiros encontros.
E como é que tudo acaba, geralmente?
Por mal-entendidos, zangas, separações...

Para conservardes o vosso amor, deveríeis ter compreendido que ele não residia na posse física desse ser, mas em algo subtil que, através dele, vos ligava a todo o Universo, à beleza das flores, das florestas, das nascentes, do sol, das constelações...
Ao quererdes suprimir completamente a distância que vos separava dele, perdestes, pouco a pouco, todo esse mundo subtil, nada vos ficou, a não ser o lado material, prosaico.
Se quiserdes preservar o vosso amor, não tenhais pressa de vos aproximar fisicamente, pois, uma vez passadas as primeiras ebulições, rapidamente vos cansareis e começareis a notar o lado negativo um do outro.
Para protegerdes a vossa inspiração, tentai conservar uma certa distância.
Aqueles que querem conhecer e experimentar logo tudo, ao fim de pouco tempo já não sentem curiosidade em relação um ao outro, já nem sequer têm vontade de se encontrar, porque já viram, já experimentaram e já comeram demasiado, já estão saturados, e para eles acabou-se, o seu lindo amor acabou-se.
Aquele amor que lhes trazia todas as bençãos, que lhes proporcionava o Céu, eles sacrificaram-no por alguns minutos de prazer!
Porque não tentam estar mais vigilantes?
Porque se privam tão depressa daquelas sensações tão subtis e poéticas?
Dir-se-ia que são demasiado belas e que eles têm pressa de acabar com tal poesia, com tal beleza.
Dirão alguns que bem gostariam de viver esse amor, mas não sabem como.
Sim, é claro, eu compreendo, e dir-lhes-ei que, para conhecerem o verdadeiro amor, deverão começar por estabelecer uma ligação com o mundo divino, porque é essa ligação que dá o verdadeiro gosto às coisas, inclusive ao amor.
Quando tiverdes realizado essa ligação, sentireis que uma onda de energias superiores vos inunda.
Deveis procurar a presença destas energias divinas, que dão um sabor requintado ao vosso amor, como se comungásseis com toda a Natureza, com todo o Universo.
Mas, sobretudo, ficai cientes de que o vosso amor será sempre o reflexo de vós mesmos.
Acreditais que o amor virá do exterior, sob a forma de um ser que será exactamente como esperáveis: agradável, belo, generoso, paciente?
Vós sois resmungões, egoístas, coléricos, e o amor deveria apresentar-se-vos sob a forma de um anjo?
Pois não será assim; e, ainda que tivésseis um anjo ou um arcanjo nos braços, não sentiríeis nada do seu esplendor, pois estais fechados ao mundo divino.

Repito-vos: nenhum homem nem nenhuma mulher poderá dar-vos o amor absoluto que procurais.
E não poderá dar-vo-lo porque é apenas o seu depositário.
A fonte, o dispensador do amor, é a Divindade e, se não vos ligardes a ela, não conhecereis o verdadeiro amor.
O amor é uma qualidade da vida divina, pelo que nunca o encontrareis se não conseguirdes fazer circular em vós essa vida, uma vida purificada e iluminada pela prática das virtudes.

É claro que, apesar de estar a apresentar-vos estas ideias, eu sei que não ireis imediatamente compreendê-las e realizá-las na vossa vida.
Quando se é jovem, é difícil admitir esta visão das coisas, tanto mais que nem a família, nem a escola, nem a sociedade vos instruem neste sentido.
Algumas vezes, num poema, num romance ou num filme, encontrareis a evocação de um amor excepcional, mas é tão raro!
E, embora fiqueis maravilhados, não pensais que podeis realizá-lo na vossa vida, remeteis tudo para o domínio da poesia e do sonho.
Pois bem, estais enganados, ele é realizável.
Talvez não imediatamente, mas é realizável.
Para isso, o essencial é manterdes preciosamente essa ideia em vós, fazendo dela uma luz para a qual deveis caminhar, com a convicção de que, quaisquer que sejam as vossas experiências, é dessa luz que deveis aproximar-vos.


Sem comentários:

Enviar um comentário