terça-feira, 23 de junho de 2015

ENTRAR PARA A FAMÍLIA UNIVERSAL (Cont. III)

A atracção que se sente por um ser é algo incontrolável.
Vós reparais num moço ou numa moça e, sem saberdes porquê, ficais instantaneamente cativados por algum pormenor do seu aspecto físico - o rosto, os gestos, o comportamento, uma atmosfera que o (a) rodeia - e tentais aproximar-vos dele (a).
É absolutamente natural.
Precisais é de saber que essas formas de simpatia imediata nem sempre significam que encontrastes o grande amor da vossa vida, a vossa alma gémea.
Salvo raras excepções, a escolha da pessoa com quem podereis construir algo de harmonioso e estável requer tempo e reflexão.
E até lá, deveis preparar-vos.
Mas, quando vos digo que deveis preparar-vos, isso não significa que não deveis dar-vos com moços e moças da vossa idade e ter com eles relações de amizade, pelo contrário.
A liberdade de que dispõem os jovens da época actual para se encontrarem, estudarem e se distraírem em conjunto é verdadeiramente algo de extraordinário, que a juventude de outras épocas não possuía.
É extremamente lamentável vermos que essa liberdade, muitas vezes, só os faz precipitarem-se em aventuras de que saem prematuramente envelhecidos, corrompidos, machucados.
Porque não tentam eles usar essa liberdade para prepararem melhor o seu futuro?

Perguntais vós: «Mas como havemos de preparar-nos?»
Tornando-vos conscientes de que a vida é uma aventura muito séria em que há uma quantidade de coisas a observar e a compreender, e que, para enfrentardes os problemas que ela fatalmente vos colocará, necessitais não apenas de estudar, mas também de trabalhar sobre vós próprios a fim de desenvolverdes qualidades psíquicas e morais que vos permitam compreender e aceitar melhor os outros.
Fazei os vossos estudos, pois isso é indispensável, mas tende sempre em atenção que o essencial é aprenderdes a viver com os outros.
E não apenas com os vossos amigos e colegas.
Também devereis relacionar-vos com toda a espécie de pessoas diferentes de vós pela idade, pela formação, pelo meio social, a nacionalidade, a raça, a fim de vos habituardes rapidamente a todas as situações humanas, pois, se não estiverdes preparados, no dia em que tiverdes que enfrentar essas situações mostrar-vos-eis fechados, incompreensivos e até maldosos, por vezes, mesmo sem o quererdes.

Continua

Sem comentários:

Enviar um comentário