domingo, 12 de março de 2017

UMA FILOSOFIA UNIVERSAL


Capítulo VI  -  A  GRANDE  FRATERNIDADE  BRANCA  UNIVERSAL


Todos os seres dos diferentes reinos da Natureza estão ligados entre si; mesmo sem de tal nos apercebermos, todos os seres que estão acima de nós e aqueles que estão abaixo de nós, estão ligados a nós.
Existe, pois, uma hierarquia viva na Natureza; é graças a ela, graças à ligação que nos une a todos os seres superiores, que nós podemos elevar-nos e, é também ela que nos liga aos reinos inferiores, aos animais, às plantas e até às pedras.
O homem julga-se só, mas na realidade ele está ligado a milhões de outros seres.
Por intermédio dos seus pensamentos e dos seus sentimentos, ele entra em contacto com eles.
Se esses pensamentos e esses sentimentos forem bons, nobres, luminosos, influenciarão favoravelmente os seres que estão abaixo dele, mas ao mesmo tempo desencadearão um movimento nos reinos superiores e as energias divinas começarão a derramar-se sobre ele.
A sabedoria, a luz e o amor dos anjos, dos arcanjos e das divindades passam através dos Iniciados e dos grandes Mestres e chegam até aos humanos capazes de os acolher; mas não se detêm aí, atravessam os humanos para atingir os animais, os vegetais e os minerais.
Depois, graças a uma outra corrente, essas forças regressam do mineral até aos reinos superiores e, assim se produz no Universo uma circulação extraordinária.
Aqueles que estão ligados a esta cadeia viva das criaturas são atravessados pela alegria, pela paz e pela luz que os seres superiores emanam.
É perigoso, pois, quererdes ficar independentes, separados, isolados, pois desse modo privais-vos da possibilidade de receber essas correntes benéficas.
E, nessa altura, de onde recebeis vós a inspiração e as forças necessárias para a vida de cada dia?
«Encontrá-las-emos em nós mesmos», respondereis vós...
Sim, durante um mês ou um ano, talvez, mas esgotareis rapidamente as vossas reservas.
Se, por orgulho ou vontade de independência, cortardes a ligação que vos une aos seres superiores, perdereis as vossas forças.
Mesmo que tenhais começado com grandes projectos, em breve nada vos restará, porque é impossível realizar algo de grande se não se estiver ligado à cadeia viva das criaturas.
É exactamente como se uma lâmpada eléctrica imaginasse que é ela que ilumina, sem nunca pensar na central que lhe envia a corrente de que ela é apenas um condutor.
Na realidade, quer o queiramos ou não, nós estamos ligados, mas devemos estabelecer sempre conscientemente, esta ligação com os seres superiores para que circule em nós uma corrente viva.
Aqueles que se recusam a criar esta ligação ou a descuram, mais cedo ou mais tarde, perdem a luz, a força e tudo o que ainda possuem.
O homem pode ser poderoso, pode fazer milagres, mas não deve esquecer que não passa de um condutor das energias do Alto.
Ele deve dizer para consigo:«É a sabedoria divina que age em mim...
É o mundo divino que se manifesta em mim...», senão perderá tudo.

A Fraternidade deve existir à face da terra, entre os homens, porque já existe no Universo, onde tem o nome de Grande Fraternidade Branca Universal: ela é composta por todos os Santos, Profetas, Iniciados e grandes Mestres, e a sua cabeça é o Cristo.
A Fraternidade Branca Universal é uma força que se estende por todo o sistema planetário e para além dele.
Não se deve julgar a Fraternidade Branca Universal em função desta  que está aqui na terra, um punhado de homens que nem sempre são sábios e esclarecidos.
A verdadeira Fraternidade Branca Universal, que está no Alto, compreende todos os seres mais evoluídos; aqui, nós somos obreiros que procuram beneficiar da luz e do apoio desses seres para realizar os seus projectos.
Mas a Fraternidade Branca que está em baixo deve tornar-se o reflexo fiel daquela que está em cima, no Alto, e para isso é necessário que os seus membros se tornem cada vez mais conscientes do privilégio que é pertencer a esta entidade sublime.

Continua

Sem comentários:

Enviar um comentário