domingo, 26 de março de 2017

O QUE É UM MESTRE ESPIRITUAL?

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV


Capítulo  IX  -  A  DIMENSÃO  UNIVERSAL  DE  UM  MESTRE


Não deveis vir à Fraternidade por mim, mas pelo Ensinamento, pois o Ensinamento é rico, vasto, infinito.
Se vierdes por mim, porque um dia eu vos fiz um sorriso, quando por acaso eu não vos sorrir, vós já não vireis.
Isso não é uma atitude séria.
Um Mestre está ocupado, sobrecarregado até e, nem sempre tem tempo para lançar olhares e fazer sorrisos.
Os discípulos não devem esperar isso dele, senão acabarão por perder o Mestre e o Ensinamento.
O que pode fazer o Mestre de um discípulo que só se agarra à sua pessoa e não às suas ideias?
Ele sente que esse discípulo só pensa em monopolizá-lo, em absorvê-lo e, como sabe quão perigoso isso é para si, faz tudo para se afastar dele e escapar-lhe.
Mas se ele vê que o discípulo vem pelo Ensinamento, apoia-o, ajuda-o, e assim esse discípulo inteligente conquistou ambos: o Ensinamento e o Mestre.
Como vedes, é claro: se quereis aproximar-vos de mim, ligai-vos ao Ensinamento.

Quantas cartas eu recebi, ao longo da minha vida, de certas mulheres - que, aliás, tinham grandes qualidades, não o nego - em cujas cabeças tinha entrado uma ideia bizarra: queriam casar comigo a todo o custo.
Por mais que eu lhes dissesse que já era casado, que a Fraternidade Branca Universal é a minha esposa, a minha noiva, não havia nada a fazer!
Eu explicava-lhes isto com toda a delicadeza (embora, por vezes, a mostarda me tivesse subido ao nariz), mas elas não conseguiam compreender que eu não podia aceitar os seus convites.
E digo-vos francamente que, quando vejo certos irmãos e irmãs que se agarram somente à minha personalidade, tenho medo, pois conheço todas as complicações daí decorrentes que me esperam e faço tudo para me afastar.
Como hei-de fazê-los compreender que pretendem algo impossível e perigoso?
Quando se sabe ler e decifrar o livro da Natureza viva, compreende-se que a ordem e a harmonia reinam no Universo porque o Sol está no centro deste e aí permanece.
Por isso, um Iniciado, um Mestre, que é responsável pela evolução de tantos seres humanos, deve ter de quando em quando uma conversinha com o Sol: «Ouve lá, querido Sol, há tantas pessoas que me amam e que gostariam de me atrair para elas!
O que é que me aconselhas?
Que devo eu fazer?»
O Sol responder-lhes-á: «Olha para mim e faz como eu.
Os planetas também me amam muito, giram à minha volta, mas eu permaneço no centro, não me desloco para ir ter com um ou com outro.
No entanto, eles dizem-me:"Ó querido Sol, se eu pudesse enroscar-me em ti, se eu pudesse abraçar-te!...
Vem junto de mim..."
Mas eu reflicto e penso: Eu também os amo e até mais; o amor de todos estes planetas juntos não pode comparar-se à imensidão do meu amor, porque no meu amor não existe qualquer interesse, mas somente a luz, o calor e a vida.
Mas, para o seu bem, eu sou obrigado a manter-me no meu lugar, a não correr atrás deles, senão isso causaria um cataclismo universal.
Estás a ver?
Eu tenho que permanecer no centro para manter a harmonia e a felicidade por todo o Universo.
Então, faz tu também como eu; nada te impede de amar todos os seres humanos, de lhes transmitir luz, de os inspirar, de os elevar e de os conduzir para as regiões celestes, mas não deixeis de estar no centro. - Sim, mas pedem-me que o faça! - Ora essa!, responderá o Sol, se fores contentar os desejos e os caprichos de uns e de outros, desconjuntar-se-á tudo!...»

Uma Escola Iniciática é como um sistema solar: existem nela numerosos planetas e até cometas, infelizmente, que se aproximam e depois se afastam...
E o Mestre, que está no centro como o Sol, deve permanecer no centro: ele dá a sua força. o seu calor, a sua luz, as suas bênçãos, as suas ideias, mas não sai do seu lugar, permanece no centro.
Alguns, que ignoravam que a sua decisão poderia provocar uma verdadeira catástrofe, aceitaram uma das suas discípulas como mulher, e os outros discípulos, ao verem o Mestre casar-se, abandonaram-no.
Os Mestre que agem assim não são verdadeiros sóis; simbolicamente, eles são antes... luas, pois, enquanto símbolo, a lua é mais influenciável, mais instável, mais sentimental, e é atraída pela terra.
Já existiram diversas luas no nosso sistema solar; os continentes são luas que caíram sobre a terra...
Talvez não acrediteis no que eu estou a dizer, mas isto está escrito nos arquivos da Ciência Iniciática.
Todos os Iniciados que têm este lado lunar, isto é, uma emotividade e um sentimentalismo muito desenvolvidos, são atraídos pelos humanos, mudam de lugar, deixam o centro.
Mas os verdadeiros sóis raciocinam, reflectem e permanecem imutáveis.
Isso não quer dizer que são frios, gelados, egoístas, não; eles dão o seu amor, a sua luz e as suas forças, mas mantêm o seu lugar no centro.
Eles permanecem imóveis mesmo diante das jovens mais encantadoras, mesmo diante das princesas, e dizem: «Eu enviar-vos-ei os meus raios, dar-vos-ei o meu afecto, mas deixai-me ficar onde estou.»

Continua





Sem comentários:

Enviar um comentário