terça-feira, 28 de abril de 2015

A EVOLUÇÃO HUMANA E O DESENVOLVIMENTO DOS ÓRGÃOS ESPIRITUAIS (Cont.IV)

...
Cada órgão dos sentidos proporciona-nos uma parte do conhecimento do mundo e é interessante notar como estes sentidos possuem uma hierarquia entre eles.
O tacto diz respeito apenas ao que é sólido: não podemos tocar nem o que é gasoso nem o que é etérico, tocamos levemente os líquidos e principalmente os sólidos.
O paladar, esse está especializado nos líquidos.
Vós direis: «Não é assim, quando eu meto na boca um rebuçado, este é sólido, no entanto eu tenho uma sensação de doce...»
Ah, eu responder-vos-ei que não compreendestes bem a questão: o paladar só funciona quando o que meteis na boca se torna líquido graças à saliva.
Tomemos agora o caso do olfacto.
É um sentido que capta os odores, ou seja, as emanações gasosas.
O nariz tem, pois, algumas relações com a matéria, se bem que seja uma matéria mais subtil, cujas partículas flutuam no ar.
Seguidamente, com a audição, já não são captadas partículas materiais, mas apenas ondas, vibrações.
E o mesmo se passa com a visão.
Com este sentido estamos quase no mundo etérico.
Como podeis verificar, os cinco sentidos têm uma hierarquia, do mais grosseiro ao mais subtil.

Mas, se quisermos penetrar no mundo astral, já não podemos servir-nos destes cinco sentidos.
Precisamos de um outro que esteja adaptado a isso, isto é, que seja capaz de captar uma matéria ainda mais subtil.
Todos os que ainda não desenvolveram este sexto sentido não sabem que existe uma outra matéria, um outro plano, nem se apercebem de que o Universo é percorrido por outras vibrações que podem provocar-nos sensações muito mais vastas e intensas.
Para se tocar um objecto tem de se estar muito próximo dele.
Para se poder tomar-lhe o paladar, também.
Para respirar um perfume, já se pode estar a uma certa distância.
Para captar um som, a distância pode ser maior... e para avistar algo, maior ainda, porque os nossos olhos estão preparados de forma a permitir-nos receber instruções e informações de muito longe.
Aqui podeis verificar de novo como a Natureza estabeleceu de uma forma inteligente esta hierarquia entre os cinco sentidos.
Mas ela não se ficou por aqui, existem outros sentidos que podem pôr-nos em contacto com planos ainda mais vastos e mais distantes.

Enquanto o ser humano não tiver desenvolvido os órgãos que podem pô-lo em contacto com planos e entidades muito mais desenvolvidas, não conhecerá grande coisa.
Falará, escreverá, explicará, criticará, julgará, mas estará sempre em falta, visto que conhece apenas uma parte da realidade.
Se ele quiser conhecer toda a realidade terá de exercitar-se para despertar outras faculdades que sempre possuíu, mas que estão adormecidas, à espera de ser utilizadas.
A tradição iniciática conta-nos que, numa época muito distante, em que não se tinha ainda apossado do seu corpo físico, o homem vivia sempre desdobrado, fora do corpo...
Mais tarde, quando o seu espírito começou progressivamente a descer à matéria, ele foi desenvolvendo as faculdades que lhe permitiam trabalhar esta matéria (os cinco sentidos), ao mesmo tempo que deixava adormecer as suas faculdades mediúnicas.
Mas ele não as perdeu, ainda as possui.

Reparai nas crianças.
Até aos sete anos, elas ainda não entraram completamente no seu corpo: reflectem assim o período em que a humanidade estava nesse estádio da evolução.
Nessa época, os homens falavam com os espíritos da Natureza e com as almas dos mortos, comunicavam com eles, encontravam-se com eles, e quando morriam, não sabiam se estavam mortos ou vivos.
O mundo invisível, o mundo dos espíritos, era para eles a realidade maior; eles flutuavam na atmosfera como se fossem imateriais e só de tempos a tempos entravam no seu corpo físico.
Nestas condições, não estavam de forma nenhuma preparados para trabalhar a matéria.
No entanto, a sua evolução teria de passar por aí.
Actualmente, os homens adquiriram meios intelectuais formidáveis para dominar a matéria, mas ao mesmo tempo, esqueceram-se da existência do mundo espiritual, cortando o contacto com ele.
Em alguns, claro, ficou uma lembrança, uma intuição, mas a maioria esqueceu.

Continua



Sem comentários:

Enviar um comentário