quarta-feira, 5 de março de 2014

PENSAMENTO QUOTIDIANO


Alimentar-se correctamente supõe, em primeiro lugar, o respeito por certas regras, como comer conscientemente, lentamente, e mastigar bem os alimentos.
Comer lentamente e mastigar bem facilita a digestão.
Se se engole os alimentos antes de os ter mastigado suficientemente, o estômago, que os recebe, tem de aplicar um acréscimo de energia para os digerir, o que fatiga o organismo.
Também é preciso saber que a boca, que recebe em primeiro lugar os alimentos, é um laboratório que desempenha desde logo, num plano mais subtil, o papel de um verdadeiro estômago: graças a glândulas situadas sobre e sob a língua, ela absorve as partículas etéricas dos alimentos.

Vós começais a comer...
Por que é que, desde as primeiras garfadas, mesmo antes de os alimentos poderem ter sido digeridos, já sentis que recuperastes forças?
Porque, ao passarem pela boca, esses alimentos libertaram energias, partículas etéricas, que foram alimentar o vosso sistema nervoso.
Antes de o estômago ter podido transformar os alimentos, o sistema nervoso já está alimentado.
Certas pessoas sentem-se fatigadas depois de uma refeição porque engoliram os alimentos sem terem mastigado bem; o organismo tem de despender mais energia para os digerir.
A fadiga vem daí.
Se elas aprenderem a mastigar bem, levantar-se-ão da mesa leves e cheios de vitalidade.


de  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV  -  05.03.2014


Sem comentários:

Enviar um comentário