Há diferentes combustíveis que servem para fazer fogo.
Durante muito tempo, só se utilizava madeira, depois apareceu o carvão.
O carvão produz mais calor, mas faz mais pó, deixa mais escórias, e as emanações, as influências que ele desprende, não são tão agradáveis, tão subtis e perfumadas como as da madeira.
A madeira tem emanações mais favoráveis para a saúde e as suas chamas criam melhores disposições de espírito.
Os aparelhos de aquecimento de todo o tipo que se usam hoje são certamente muito úteis e muito eficazes, mas o calor que eles difundem também não tem as virtudes do calor vivo do fogo de lenha.
...
Por que é que, quando se chega junto de um fogo, se é impelido a estender as mãos para ele?
É um gesto instintivo que tem uma razão de ser.
As extremidades dos nossos dedos são muito sensíveis, porque estão dotadas de numerosas células sensitivas. Portanto, quando se estende as mãos para o fogo, os centros sensíveis que há nas pontas dos dedos e nas palmas das mãos começam a funcionar: eles captam a luz e o calor libertados pelo fogo, assim como outros elementos subtis, e transmitem-nos a todo o corpo.
Com que prazer as pessoas de idade, que o calor deixa pouco a pouco, passam o dia inteiro junto do fogo!
...
Elas sentem que este fogo lhes dá a sua vida.
Sim, mas esta vida contida na madeira que está a arder é tão preciosa porque vem do sol.
A árvore é uma criatura viva que sabe não só atrair e acumular a energia solar, mas também fixar as moléculas de ar, de água e de terra que entrarão na formação das suas raízes, do seu tronco e dos seus ramos.
...
E o homem é construído à imagem da árvore.
Se ele for queimado após a sua morte, como é costume em certos países, basta uma pequena urna para conter as suas cinzas.
Essas cinzas são tudo o que resta da matéria que servia para fixar o fogo, os raios solares.
O homem é, pois, feito de fogo, de luz, ele possui a mesma quinta-essência que o sol.
Porque se há-de induzir as pessoas em erro repetindo-lhes que elas são apenas terra, que só podem alimentar-se de matéria e que retornarão à terra?
...
Observai um fogo a arder...
O fogo ensina-nos a desprendermo-nos de tudo o que é material, grosseiro, dos nossos invólucros, das nossas carapaças.
Toda a energia solar acumulada, que é a alma da árvore, liberta-se da forma em que estava encerrada e regressa às regiões celestes.
...
Nós possuímos, interiormente, materiais em quantidade suficiente para alimentar o fogo divino por toda a eternidade. Por isso, devemos meditar sobre o fogo tentando compreender como ele trabalha sobre a árvore para a transformar em luz e em calor a fim de também nós nos tornarmos árvores de luz.
...
de OMRAAM MIKHAËL AÏVANHOV
Sem comentários:
Enviar um comentário