A Iniciação é o caminho interior que o homem tem de percorrer para chegar até ao fogo.
Mas que fogo é esse?
Evidentemente, trata-se de um fenómeno psíquico, espiritual.
Na realidade, pode dizer-se que há duas espécies de fogo: o fogo astral dos desejos inferiores, que consome o ser fazendo-o passar por grandes sofrimentos, e o fogo espiritual, que o liberta das suas imperfeições, das suas fraquezas, e faz brilhar tudo o que é puro e nobre nele.
Todos conhecem o fogo astral, é o das cobiças, das paixões e, particularmente, do amor sexual, ávido, egoísta, que por vezes, mergulha os homens e as mulheres num verdadeiro inferno.
...
Quanto ao fogo celeste, esse procura todos aqueles que seguem o caminho da pureza. do desapego, do sacrifício, lança-se sobre eles e abrasa-os, mas para fazer deles seres de luz, pois o fogo divino possui uma propriedade que é preciso conhecer: nunca destrói o que é da mesma natureza que ele.
No momento em que este fogo penetra no homem, só queima as suas impurezas; a matéria que é pura não é consumida, resiste ao fogo e torna-se luminosa, porque vibra em uníssono com ele.
...
O fogo visível é a imagem material do fogo invisível. Por isso, ao acender o fogo visível, nós devemos, pela nossa alma e pelo nosso espírito, ligar-nos ao fogo celeste que é amor, inteligência, poder, que é o Espírito Santo.
Senão, para que serve, verdadeiramente, acender o fogo físico?...
...
Por isso é tão importante ir todas as manhãs contemplar o sol, a fim de estabelecer o contacto com o fogo celeste.
É o sol que nos revela o mistério do fogo, o mistério do Espírito Santo.
Ligai-vos a ele com todo o vosso amor, toda a vossa inteligência, e continuai incansavelmente a caminhar para ele, pois a Iniciação é o caminho a percorrer para chegar até esse fogo.
de OMRAAM MIKHAËL AÏVANHOV
Sem comentários:
Enviar um comentário