sexta-feira, 14 de março de 2014

PENSAMENTO QUOTIDIANO


Um ser humano considerado só do ponto de vista físico é ou homem ou mulher, apresenta caracteres precisos e imediatamente reconhecíveis disso mesmo.
Mas, do ponto de vista psíquico, isso é muito mais complexo, pois não se pode reduzir o homem só ao princípio masculino nem a mulher só ao princípio feminino.

Na filosofia taoista chinesa, esta ideia é representada pelo símbolo do yin e do yang: a parte yin, negra, da figura que representa o princípio feminino, contém um ponto branco, e a parte yang, branca que representa o princípio masculino, contém um ponto negro, para exprimir que o masculino contém sempre uma parte feminina e o feminino contém sempre uma parte masculina.

Os homens e as mulheres não são princípios abstractos, mas combinações vivas de masculino e feminino em proporções desiguais e, de uma incarnação para outra, eles podem mudar de sexo.
Com efeito, cada um deve fazer a experiência das duas condições a fim de adquirir em plenitude as qualidades do princípio masculino e do princípio feminino.

de  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV  -  14.03.2014


Sem comentários:

Enviar um comentário