segunda-feira, 22 de setembro de 2014

PENSAMENTO QUOTIDIANO

O Outono está sob a influência de Mikhaël, o arcanjo do Sol na séfira Tiphéreth.
O seu nome significa «Quem é como Deus?»
Com efeito, uma tradição refere que, quando Lúcifer, no seu orgulho, afirmou ser igual a Deus, este arcanjo, erguendo-se perante ele, gritou: «Quem é como Deus?», e a partir daí foi esse o seu nome.

Todos os anos, a 22 de Setembro, o Sol entra na constelação da Balança.
Numerosos quadros e ícones representam o arcanjo Mikhaël com uma balança na mão, pesando os actos dos humanos após a sua morte: os bons são postos num prato, os maus no outro, e ele espera para ver quais farão pender a balança.
A balança é o instrumento do julgamento, e o Outono é ele próprio, de certa forma, a estação do julgamento: colhe-se os frutos maduros, faz-se uma escolha e guarda-se apenas os bons.

Este trabalho de separação, de triagem que ocorre na Natureza, é também o que Hermes Trismegisto refere na Tábua de Esmeralda quando diz:«Separarás o subtil do espesso com grande perícia», isto é, com grande cuidado.
Separar o subtil do espesso é separar o espiritual do material.

O Iniciado que participa com o seu espírito no trabalho de toda a Natureza, sabe quando chega o momento de deixar morrer a matéria obscura que ainda permanece nele, a fim de libertar a verdadeira vida.


OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV  -  22.09.2014

Sem comentários:

Enviar um comentário