domingo, 21 de setembro de 2014

A FAIXA DO ZODÍACO

A Ciência Iniciática ensina que nós vivemos mergulhados num oceano fluídico a que ela chamou «luz astral».
Este fluído é tão sensível que tudo se inscreve nele: a mais insignificante das nossas acções, a mais ligeira das nossas emoções, o mais fugidio dos nossos pensamentos.
Segundo a tradição esotérica, esta luz astral é uma matéria de uma extrema subtileza emanada por todas as criaturas - os humanos, os animais, as plantas, as pedras e até as estrelas.
Foi a este fluído que Hermes Trismegisto chamou Telesma e acerca do qual disse: «O sol é o seu pai, a lua é a sua mãe, o vento transportou-a no seu ventre e a terra é a sua ama.»
Evidentemente, não se deve compreender o sol (o fogo), a lua (a água), o vento (o ar) e a terra unicamente como os quatro elementos materiais que nós conhecemos, mas sim como os princípios cósmicos fundamentais a partir dos quais a matéria se constituiu.

Os hindus chamam a esta matéria fluídica «akasha», mas, na realidade, pouco importam os nomes que se lhe dá: electricidade cósmica, serpente original, força Fohat...
Dado que cada criatura que pensa, sente e age, lhe imprime vibrações novas, é impossível determinar e nomear todas as formas que ela assumiu desde a criação do mundo.
A sua natureza é extremamente misteriosa, e tudo o que pode ser dito a seu respeito é, ao mesmo tempo, verdadeiro e falso.
Este «akasha» tem, pois, a propriedade de registar tudo o que se passa no universo. E, aliás, a prova de que tudo se regista está no facto de os clarividentes poderem ler num objecto os acontecimentos que se desenrolaram ao seu redor e até o destino de uma pessoa que tenha tido esse objecto nas mãos durante um ou dois minutos.
Refiro-me, evidentemente, aos verdadeiros clarividentes.
A existência desta clarividência é um argumento extraordinário: se os sábios materialistas o tomassem em consideração, seriam obrigados a mudar os seus pontos de vista acerca da natureza da matéria.

Este fluído, este «akasha» onde tudo se imprime, onde tudo se reflecte, estende-se até aos confins do Universo, o que para nós significa a faixa do Zodíaco, pois o círculo do Zodíaco representa, simbolicamente, o espaço que Deus delimitou para criar o mundo.
Aliás, segundo a Ciência Iniciática, a sucessão dos doze signos do Zodíaco (Carneiro - Touro - Gémeos - Câncer - Leão - Virgem - Balança - Escorpião - Sagitário - Capricórnio - Aquário - Peixes) revela as diferentes etapas da criação.

O Carneiro dá o impulso, é a força indomável que jorra e quer manifestar-se a qualquer preço, tal como os rebentos na Primavera.
A essa força bruta, o Touro traz a matéria, mas esta matéria não é ainda organizada, ela não passa de uma massa informe de elementos indiferenciados.
A etapa do Touro corresponde à preparação de um depósito de materiais para a construção de uma casa.
Mas com esses elementos é necessário realizar qualquer coisa.
É por isso que os Gémeos começam a estabelecer uma rede de comunicações para que o trabalho possa fazer-se; são as escadas, os carrinhos de mão, as roldanas e as gruas, que transportarão os materiais de um ponto da obra para outro.
Quando o Câncer chega, estabelece os alicerces, uma base sólida, em «cimento armado».
Na natureza, esta base é a semente, o caroço para o qual começam a convergir os diversos elementos que vão contribuir para o seu desenvolvimento.
Então, o Leão começa a trabalhar sobre este germe, introduzindo nele uma força centrífuga.
Ele aumenta o calor, assim como a intensidade do movimento.
produz-se uma explosão e a massa começa a luzir e a projectar raios no espaço.
Quando a Virgem chega, declara que é preciso introduzir ordem e organização neste conjunto.
Então, ela começa a trabalhar e põe cada coisa no seu lugar.
Mas a ordem é insuficiente, falta um elemento de estética, de harmonia, e a Balança traz esse elemento.
Está-se no sétimo dia (o sétimo signo) e o trabalho pára um pouco para que os operários possam descansar e divertir-se.
Neste clima de folia, certos operários começam a esquecer o trabalho e deixam-se ir atrás da preguiça, da moleza.
Assim, começam a introduzir-se elementos de desagregação - o Escorpião - e surgem as perturbações, as hostilidades.
É então, a hora do Sagitário, que possui o dom de reconciliar os seres entre si e de os ligar ao Céu.
Quando ele chega, canaliza este excesso de energias fervilhantes para as orientar (o arco e a flecha que o Centauro segura) e as fazer servir uma actividade superior.
Agora, este mundo bem ordenado, cujas engrenagens funcionam perfeitamente, tem tendência a cristalizar-se, a ficar perro, sob a influência de Capricórnio, e a vida começa a deixá-lo.
Então, para que ele não seja destruído por tanto se materializar, o Aquário põe em acção as poderosas correntes do espírito.
Quando os Peixes chegam, projectam a paz sobre o mundo.
Nesta paz e nesta harmonia universais, a vida torna-se pura, subtil, até que tudo se funda e retorne ao Oceano das origens.

.../...
OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

Sem comentários:

Enviar um comentário