domingo, 28 de setembro de 2014

COMO ALARGAR A NOÇÃO DE FAMÍLIA

 Apresentar-vos-ei hoje uma ideia que, bem sei, não encontrará facilmente eco nos vossos corações e nas vossas mentes, pois, em vez de tentardes compreender quão elevado é o ponto de vista que vos trago, reagireis segundo velhas concepções e tradições e ficareis indignados com as minhas explicações.
Lamento-o antecipadamente, mas falar-vos-ei, mesmo assim, a fim de preparar o terreno.
Procurai ouvir-me atentamente até ao fim; talvez compreendais as vantagens do que vos transmito.

Há milénios que a família tem sido considerada como a base de uma sociedade.
É certo que no Ocidente, desde há várias dezenas de anos, ela começa a desagregar-se, mas apesar de tudo, a célula familiar ainda continua a ser muito importante: cada um vive na sua família, ama-a, trabalha para ela, protege-a, defende-a...
Está bem, é normal, eu concordo.
A família é uma criação da própria Natureza.
A Inteligência Cósmica viu que esta forma de existência era boa para as criaturas que, assim, se ajudavam, se amparavam, se protegiam e trabalhavam em conjunto.
A família é como uma fortaleza, um abrigo sólido, estável, no qual o indivíduo se sente em segurança.
E no passado as famílias formavam verdadeiras tribos que podiam até declarar guerra umas às outras.
Vede como têm sido as vinganças das famílias da Córsega!
Foi pois, a Natureza que deu aos membros de uma mesma família esta união, esta necessidade de estarem juntos para se ajudarem, para se protegerem; também entre os animais isso acontece.
Sim, mas será que nos projectos da Inteligência Cósmica esta situação deve durar eternamente?
Será que os humanos não podem ir um pouco mais longe?
Será que a forma segundo a qual foi criada  a família não pode alargar-se, ser mais nobre, iluminar-se?
Agora é necessário começar a compreender que a família, da forma como é entendida, impede a humanidade de formar uma unidade, uma única grande família.
Porquê?
Porque cada pequena família pensa apenas na sua felicidade, na sua satisfação, no seu proveito próprio, e isso impede as pessoas de se ocuparem da grande família: a humanidade inteira.

Esta concepção restrita da família é, pois, o ponto de partida de todas as limitações, de todos os empreendimentos egoístas, e já é tempo de os humanos alargarem esta noção, de compreenderem que todas as famílias devem fundir-se na Grande Família, senão continuar-se-á a ver constantemente pequenos clãs lutando entre si.
A desordem e a anarquia existem devido a esta mentalidade dos homens, para os quais não existe nada maior, mais vasto, que a sua família.
E pensam que isso é maravilhoso, formidável, que todos devem desenvolver tal atitude.
Reparai nos conselhos que alguns pais dão aos seus filhos: "desenrascarem-se", "aldrabarem", afastarem os outros, para vencerem a qualquer preço...
Não são ideias divinas que lhes inculcam, mas sim os projectos mais egoístas, mais interesseiros.
De vez em quando, ensinam-lhes que entre irmãos e irmãs deve haver um pouco de amor, de generosidade, de indulgência, mas, mesmo assim, isso não se vê muito, e até os membros de uma mesma família se maltratam uns aos outros.
Diz-se frequentemente que a família é uma célula da sociedade.
Sim, mas como é que funcionam as células no organismo humano?
Trabalham todas, em conjunto, para o bem de todo o organismo.E o que é que se vê na sociedade?
Todas as famílias são distintas, separadas e até rivais: cada uma tem ideias diferentes, projectos diferentes, intenções diferentes que constantemente motivam desordens. Presentemente, é necessário ir mais longe, é necessária uma compreensão mais vasta e que todas as famílias se fundam na Grande Família Universal.
Isto não significa que elas devam desagregar-se e desaparecer, não, mas sim unir-se para servir um objectivo que as ultrapassa.
Assim como todas as células do corpo, ligadas umas às outras, trabalham para esta célula imensa que é o ser humano a fim de o manter de boa saúde, também todas as famílias trabalharão para que o organismo que a humanidade inteira constitui, seja saudável.

.../...

OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV






Sem comentários:

Enviar um comentário