quinta-feira, 25 de setembro de 2014

ALGUMAS ESPECIFICAÇÕES ACERCA DO TERMO "SEITA" (cont.)

...
Imaginai um membro de uma Igreja que trabalhou para a propagação da fé; certamente não o acusarão de pertencer a uma seita.
Mas existe uma outra opinião a seu respeito, um outro juízo, algures na Natureza, e ele é condenado como sectário!
Sim, a Natureza considera-o sectário e atira-o para uma cama, para o hospital ou para o cemitério: ele não pensava nem agia em conformidade com determinadas leis da Natureza viva e inteligente, ignorava-as ou negligenciava-as, não vivia em harmonia com o Todo, e foi classificado como sectário apesar da opinião de todos os crentes.
Ao passo que a outro, que é acusado de sectário por esses mesmos crentes, a Natureza, pelo contrário, mostra que o aprova, dando-lhe a saúde, a paz, a plenitude.
Porquê aceitar como juízes aqueles que não têm discernimento algum?
É a Inteligência Cósmica, e apenas ela, que sabe se somos ou não sectários.

Se lançarmos um olhar sobre o mundo, que constataremos?
Todos escolhem as suas actividades conforme o seu temperamento, os seus gostos, ou conforme as condições, as circunstâncias, sem pensarem em desenvolver-se em todos os planos.
Ora, o homem, que foi criado com intelecto, coração e vontade, deve trabalhar nestes três domínios para se manifestar como um ser verdadeiramente equilibrado.
A experiência mostra que muito raramente se encontram seres igualmente desenvolvidos nestes três domínios: pensamento, sentimento e acção; uns são intelectuais sem coração e sem vontade, outros são uns voluntariosos sem miolos, e assim por diante...
Sim, por todo o lado só se vê gente enferma: pessoas muito dotadas num dos aspectos mas com grandes lacunas em todos os outros.
No entanto, se pusermos essa questão à Inteligência Cósmica ela dir-nos-á que o seu objectivo era criar o homem à imagem do Criador, capaz de compreender a perfeição, de a amar e de a realizar na terra.
Porque é que Jesus disse: «Sede perfeitos como o vosso Pai do Céu é perfeito»?
Ele sabia o que dizia!
O homem foi criado para se tornar omnisciente, todo o amor e omnipotente como o seu Pai Celeste; por isso, aqueles que não fizeram mais do que desenvolver-se nos domínios para os quais tinham mais capacidade - a matemática, a poesia, a música, a natação... (sim, se observardes as pessoas verificareis que a maioria se desenvolve apenas nestes aspectos tão limitados) - são sectários e, o que é muito grave, não sabem que o são.
O homem deve, pois, desenvolver-se nos três planos - o do intelecto, o do coração e o da vontade - a fim de compreender, amar e realizar...
O quê?
O Reino de Deus e a Sua Justiça à face da terra.
Só nesta condição é que ele será "salvo", e não do modo como a maioria dos cristãos o imagina.
Será que para ir para o Céu e ficar à direita do Senhor bastará ter fé e praticar algumas boas acções?
Pobre Senhor, rodeado de pessoas grosseiras e ignorantes, de glutões, de bêbedos, de fumadores, de devassos!
O modo como viveram não tem importância nenhuma, eles tinham fé e consideravam-se a si próprios como justos, por isso irão direitinhos ao Paraíso...
Mas escutai e vereis o que lhes acontecerá.

Havia na Bulgária um sacerdote do rito ortodoxo que não parava de criticar a sua mulher; chamava-lhe ignorante e pecadora, considerando-se ele próprio um modelo de perfeição.
Um dia, sentindo que ia partir para o além, despediu-se da mulher: «Adeus, minha esposa, encontrar-nos-emos no Paraíso.»
Passado algum tempo, morreu ela também.
Chegada ao Paraíso, começou a procurar o seu querido marido.
Procurou, procurou... mas não conseguiu encontrá-lo!
Dirigiu-se então a S. Pedro que se pôs a folhear o seu grande livro: «Não o encontro, diz ele, com certeza ele está... lá em baixo!»
E deu à mulher um salvo-conduto para descer ao Inferno.
Depois de procurar um pouco, que vê ela?
O marido dentro de uma caldeira de água a ferver!
Só tinha a cabeça de fora.
Ela exclamou: «Oh! Meu pobre marido, em que horrível situação te encontras!
Não me lamentes, disse ele, isto ainda é um privilégio: estou em cima da cabeça do metropolita!»
E eis o que acontece a tantos que se julgam muito justos: vão fazer uma estadiazinha no Inferno antes de voltarem à terra para aprenderem a desenvolver-se até à perfeição.
Segundo a Ciência Iniciática Universal, a maioria dos humanos, que ainda não atingiram a perfeição, são sectários.

.../...

Sem comentários:

Enviar um comentário