segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

PENSAMENTO QUOTIDIANO

A natureza inferior do homem é tão obstinada, tão coriácea, que cada vitória que ele obtém sobre ela é uma verdadeira proeza.
Mas, em vez de se glorificar por essa proeza, ele deve ser modesto.
E para ser modesto ele deve pensar que o mérito não é seu, mas do Senhor, que lhe deu o poder de dominar os seus maus instintos.
Portanto, sempre que conseguis uma vitória sobre vós mesmos, dizei: «O mérito não é meu, Senhor, mas teu.»
Senão, arriscais-vos a cair nas armadilhas do orgulho e sabe-se para que quedas vertiginosas tantos orgulhosos foram arrastados.

E quando vos felicitarem porque agistes bem ou fizestes um bom trabalho, dizei também: «Não sou eu que devo ser glorificado, Senhor, mas sim o teu Nome.»
Se vos elogiardes a vós próprios, pode suceder que, involuntariamente - ou, por vezes, voluntariamente! - os outros vos preparem armadilhas: correis o risco de levar as suas palavras demasiado a sério, pensareis que já estais no topo, e isso é perigoso para o vosso desenvolvimento interior, pois tendes sempre progressos a fazer.
Não é para nossa glória, mas para glória de Deus que nós devemos trabalhar sempre, pois nessa impessoalidade, aproximamo-nos do nosso Eu superior.
A verdadeira glória do ser humano é a glória de Deus..

OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV  -  08.12.2014

Sem comentários:

Enviar um comentário