sábado, 23 de agosto de 2014

O TRABALHO DO PENSAMENTO: EXTRAIR A QUINTA ESSÊNCIA (Cont.)

...
Um Iniciado é um ser que conseguiu obter a quinta-essência da sua própria vida.

É como um pequenino frasco, mas emana um perfume inesgotável.
Quando um Iniciado encontra a quinta-essência da sua vida, do seu ser, encontrou o que existe de mais precioso e de mais puro: a quinta-essência de toda a criação, que é Deus.
A quinta-essência é o que se pode encontrar de mais perfeito em tudo o que existe.
É um perfume. algo precioso, que exala, irradia, inesgotavelmente.
Um único grama desta matéria preciosa é suficiente para que partículas e partículas se soltem para o espaço sem que ela própria diminua.

A quinta-essência do homem é o seu espírito.
Os cientistas ficam maravilhados com tudo o que descobrem, mas nunca se maravilham consigo próprios...
No entanto, são uma quinta-essência mais preciosa que um pedaço de urânio ou plutónio!
É connosco que devemos admirar-nos e maravilhar-nos, sabendo que há muito somos plutónio ou rádio, um elemento inestimável que irradia há biliões de anos e que continuará a irradiar durante milénios!
É pena que seja sempre o mundo exterior a atrair os humanos; eles são como as crianças que não têm consciência do seu mundo interior e estão sempre a explorar o terreno à sua volta.

Quando o homem abandona o trabalho do pensamento, que é o único susceptível de ordenar e de orientar a sua vida, pouco a pouco desce ao Inferno, pois também o Inferno está nele.
O homem contém o Inferno e o Céu, e depende dele ir para um ou para o outro.
Mas, a maior parte das vezes, porque quer ser livre, independente, porque  quer "viver a sua vida", o homem dirige-se para o Inferno, a desordem, o caos.
Não vos deixeis influenciar, pois, por todos os ignorantes que querem afastar-vos da vida espiritual persuadindo-vos de que assim sereis felizes.
É impossível!
Escutai antes os Iniciados que vos aconselham a rezar e a meditar todos os dias.
É claro que também deveis continuar a trabalhar no mundo, a exercer a vossa profissão, a ganhar dinheiro, mas não rejeiteis inteiramente o único meio que pode levar-vos a uma vida mais sensata e mais rica.
Constato continuamente que as pessoas trabalham contra os seus próprios interesses: suprimiram o que é essencial - ou seja, o trabalho do pensamento - e que poderia levá-las a ter uma vida esplêndida dando-lhes o saber e o autodomínio.
É necessário começar muito jovem a trabalhar neste sentido, com paciência e tenacidade, pois é assim que se obtém grandes resultados.

Quando se cava as entranhas do planeta, retira-se de lá milhares de toneladas de pedras e de terra; é o mais fácil.
O mais difícil é extrair o que elas contêm.
Também o trabalho do pensamento é difícil.
A maior parte das pessoas imagina que as suas meditações darão imediatamente resultados e é por não verem resultados imediatos que abandonam esta prática.
Porque é que são tão apressadas?
É necessário tempo, muito tempo, para extrair tudo o que há de mais precioso.
Compreendei-me bem: a partir do momento em que começastes este trabalho, já não deveis parar, mas sim consagrar em cada dia pelo menos alguns minutos à meditação...
Uma hora ou mesmo duas, se puderdes.
Na realidade, podereis consagrar a ela dias inteiros.
Alguns minutos é muito pouco.
Que quinta-essência se pode extrair em apenas alguns minutos?

Pensai em todos esses países pobres, desérticos até, onde se descobriram fantásticas riquezas subterrâneas: petróleo, gás natural, ouro, diamantes...
Da mesma maneira, se o mais deserdado e mais infeliz dos homens compreender estas verdades e começar a empreender na sua vida este processo de triagem, de destilação, retirará dos seus fracassos, das suas infelicidades, dos seus erros, uma quinta-essência, quer dizer, uma sabedoria: descobrirá leis, compreenderá os desígnios da Providência e encontrará o seu caminho para o futuro.

.../...
OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

Sem comentários:

Enviar um comentário