quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A harmonia, condição para o silêncio interior

Não conseguireis realizar verdadeiramente o silêncio em vós se não começardes por trabalhar sobre a harmonia.
Todos os dias, várias vezes por dia, parai para observar o que se passa em vós e, logo que noteis o menor problema, a menor dissonância, esforçai-vos por remediá-los.
Senão, no momento em que quiserdes meditar e entrar em silêncio, não o conseguireis, sentireis sempre alguns rangidos, alguns tumultos.
O silêncio interior é um estado tão difícil de atingir!
É durante todo o dia que é preciso a pessoa esforçar-se para lhe preparar as condições, e a primeira condição é justamente a harmonia.

...
A harmonia é a chave que vos abre as portas da região do silêncio: harmonia no plano físico, harmonia nos sentimentos, harmonia nos pensamentos.

...
Imaginai que soprais violentamente um ramo florido: todas as pétalas voam em todas as direcções; não fica nada da ordem e da disposição que lhe davam a sua beleza.
Pois bem, é o que fazeis também em vós quando vos deixais tomar pela cólera, pelo ciúme, pela cupidez, pela sensualidade: produzis um sopro, uma corrente, que perturba a disposição dos vossos átomos e electrões, e é a perturbação desta organização interior que está na origem das doenças psíquicas ou mesmo físicas e que vos separa do mundo espiritual.

...
O Ensinamento da Fraternidade Branca Universal existe para alargar os nossos horizontes, a nossa visão do mundo, e para nos apresentar actividades novas, susceptíveis de nos tornarem melhores, mais saudáveis, mais felizes, e de nos fazer viver em paz.

...
A primeira condição para haver fraternidade consiste em respeitar a harmonia e até contribuir para ela, a fim de que os outros tenham as melhores condições para evoluir.

...
O ser humano vive no organismo cósmico, faz parte dele, é uma célula deste corpo gigantesco que é o corpo do Universo, Adam Kadmon, como lhe chama a Cabala e, quer queira, quer não, faça o que fizer, não pode separar-se dele.
É dele que o homem recebe a vida e todos os elementos que lhe permitem subsistir: os alimentos, a água, o ar, a luz.
Se a sua consciência não participar nesta realidade, com certeza que ele, de certo modo, se separa deste organismo e se priva desta vida, deste sustentáculo.
Mas vejamos o que é certamente novo para a maior parte de vós.
Há séculos e séculos que se educa tão mal os humanos que nunca lhes foi ensinado qual devia ser a sua atitude em relação à Natureza, a este corpo cósmico do qual fazemos parte.
Os humanos mostram-se negligentes, grosseiros, não estão atentos aos seus actos, nem aos seus sentimentos, nem aos seus pensamentos; deste modo, introduzem a desarmonia no organismo cósmico, e este procura defender-se dando-lhes umas boas lições.
Sim, se alguém não manifestar sabedoria, nem amor, nem respeito, se perturbar alguma coisa no funcionamento do corpo universal, é como um tumor em alguma parte desse corpo.
E o que se faz a um tumor?
O cirurgião retira-o.
No dia em que o homem parar de danificar o corpo do Universo - não só o seu corpo físico, mas também os seus corpos etérico e astral -, ele terá saúde, beleza, força, riqueza, felicidade.

de  OMRAAM MIKHAËL AÏVANHOV

em  "A via do silêncio"

Colecção Izvor
Edições Prosveta

Sem comentários:

Enviar um comentário