...
O homem pode tornar-se todo-poderoso, mas na condição de saber um certo número de coisas e, em particular, que cada momento da existência está ligado aos que o precederam.
Era o que Jesus queria dizer quando aconselhava as pessoas a não se preocuparem com o dia seguinte.
Sim, porque se arrumardes a vossa vida hoje, o dia seguinte encontrar-vos-á livres: podereis dispor de vós próprios como quiserdes, concentrar o vosso pensamento naquilo que desejardes, porque tereis regularizado tudo na véspera. Ao passo que, se não tiverdes posto nada em ordem, no dia seguinte estareis atravancados, tereis de correr à direita e à esquerda, procurando remediar as lacunas ou erros do passado e não estareis livres para trabalhar no presente nem para criar o futuro.
Portanto, o discípulo que é esclarecido, quando quer meditar, prepara-se com antecedência, purifica-se, não se envolve em toda a espécie de preocupações inúteis, antes procura ter um intenso desejo de se aperfeiçoar para poder ajudar os outros, ser um modelo, ser um exemplo, um filho de Deus; ele está animado do desejo sublime de cumprir a vontade de Deus como Jesus no-lo recomenda nos Evangelhos.
Mas, para realizarmos as prescrições de Jesus, não chega desejarmos isso, é preciso conhecermos certas coisas. Muitos o desejam, mas não conseguem nada porque não sabem como fazê-lo.
Alguém deixou a torneira da água ou do gás aberta, ou então esqueceu-se do bebé na banheira, e eis que no momento de meditar se lembra disso!...
Como quereis que essa pessoa medite?
Deveis pois, preparar-vos com antecedência, e quando ficardes livres relativamente ao vosso corpo, aos vossos pensamentos e aos vossos sentimentos, quando tiverdes escapado dessa prisão que é a vida quotidiana, começareis a elevar-vos interiormente: sentireis que existe uma nova vida, vasta, ampla, profunda e ficareis tão dilatados, tão maravilhados, que vos projectareis para uma outra região...
Uma região que, na realidade existe em vós mesmos: sim, esta vida divina corre dentro de vós e vós conseguistes finalmente viver, por um momento, a verdadeira vida.
...
Eis o que desde sempre os Iniciados sabem e nos ensinam: a meditação é uma questão psicológica, filosófica, um acto cósmico da maior importância.
...
OMRAAM MIKHAËL AÏVANHOV
em "Poderes do pensamento"
Colecção Izvor
Sem comentários:
Enviar um comentário