quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O refúgio mais seguro: a oração


A oração é o acto por meio do qual nos elevamos até esse mundo luminoso onde o Senhor colocou tudo aquilo de que necessitamos para o nosso equilíbrio, a nossa paz, o nosso desenvolvimento.
Pode ser que o próprio Deus não esteja ao corrente de que temos necessidade de alguma coisa e, aliás, não vale a pena Ele estar ao corrente: uma vez que está tudo à nossa disposição, cabe-nos a nós atingir essas regiões e captar aí todos os elementos que o nosso coração e a nossa alma desejam, ou mesmo refugiar-nos nelas.
Tomemos uma imagem: sois perseguidos por inimigos e correis, correis, para lhes escapar. Finalmente, eis que, esfalfados, cheios de poeira, desembocais numa assembleia de pessoas que estão a comer, a beber e a regozijar-se no meio de cânticos, danças, perfumes...
Ninguém vai dizer-vos: «Eh lá, o que é que vem fazer aqui?
Você é um intruso, saia!»
Pelo contrário, alguém vos acolhe, alguém vos dá o necessário para vos lavardes e vos vestirdes, e convidam-vos para o festim.
Entretanto, os vossos inimigos ficam lá fora, à porta, e não podem fazer-vos mal algum.
Pois bem, a oração é isso: vós correis, correis, isto é, escapais às correntes nocivas, às entidades maléficas que estão a perseguir-vos, e chegais a um lugar onde o Senhor está a regozijar-Se na companhia dos anjos, dos arcanjos e de todas as divindades.
O Senhor não pede outra coisa senão acolher-vos entre eles.
Vós ficais lá todo o tempo que quiserdes; entretanto, os vossos inimigos retiram-se como chegaram; e depois regressais a casa felizes, satisfeitos.
Portanto, daqui em diante, quando vos sentirdes perturbados, infelizes, em vez de irdes choramingar e lamentar-vos por todo o lado, tomar calmantes ou excitantes, mudai de região recorrendo a esse meio maravilhoso e tão eficaz que nos foi ensinado pelos maiores Mestres: a oração.
Nas piores situações, pensai que nada é definitivo e que só é necessário pensar em deslocar-se.
O Senhor não virá ao vosso encontro no lugar onde estais, Ele não vos tirará do Inferno para vos instalar no Céu.
Cabe-vos a vós fazer o esforço de vos elevardes até Ele.

de  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

em   "Regras de ouro para a vida quotidiana"

Colecção Izvor
Edições Prosveta

Sem comentários:

Enviar um comentário