quinta-feira, 25 de outubro de 2018

O QUE É UM MESTRE ESPIRITUAL? (Continuação)

...
Agora, resta saber se, quando esse espelho começar a reflectir alguns dos vossos defeitos, vós não ireis ficar furiosos com ele.
Pelo contrário, deveis agradecer ao Céu e dizer: «Oh! Que catástrofes eu vou evitar, que infelicidades vou afastar dos outros e de mim próprio!»
Mas os humanos não querem ver-se tal qual são, preferem viver nas suas ilusões.
Por isso, um Mestre sabe antecipadamente o que o espera quando abre a boca.
Aquilo que lhe respondem nunca é: «Tem razão», mas: «Não, nunca, está enganado. Não é nada assim como está a dizer.»
Sim, o Mestre é que se engana sempre, eles nunca!
É um problema, para um Iniciado, saber como fazer os humanos aceitarem certas verdades.
Por exemplo, uma irmã vem ver-me e pergunta-me: «Mestre, gostava que me dissesse quais são as minhas fraquezas, os defeitos que devo corrigir. -Não vai ficar vexada? - Não, não, aceitarei tudo.»
Eu começo a dizer algumas palavras e ela começa logo a chorar!
Então, eu digo-lhe: «Se chora, eu tenho que parar, porque está tão obnubilada pelo seu desgosto que já não consegue ouvir nada do que eu estou a explicar-lhe.»
Para se compreender, é preciso não deixar os sentimentos sobreporem-se.
O que é que se pode compreender se se começa logo por ficar vexado e triste?
E não penseis que isto só acontece com aqueles que recebo pessoalmente.
Quando falo na sala, vejo alguns que ficam insatisfeitos com as minhas explicações e que, em vez de me escutarem, se fecham no seu descontentamento.
Se é para não ouvirem, para não compreenderem nada, é inútil virem cá.
Deveis vir cá unicamente com o objectivo de conhecer verdades que não conheceis e que vos ajudarão a transformar a vossa vida.
Para isso, tendes de aceitar ser um pouco sacudidos.
Se eu andar sempre a consolar-vos: «Ah!, coitado, como você é infeliz!», para que é que isso servirá?
Quando uma criança cai e se fere, chora um pouco, é claro.
E se, para a consolar, lhe dissermos: «Oh, meu querido, que horrível, magoaste-te!», ela chorará com mais força e durante mais tempo.
Ao passo que, se lhe dissermos: «Vá, isso não é nada», ela levantar-se-á e pronto!, dois minutos depois já não pensará naquilo.
Ou seja: não é bom estar sempre a consolar as pessoas, pois muitas vezes, essa é a melhor maneira de aumentar a sua fraqueza e a sua preguiça.
O papel de um Mestre não é unicamente o de manifestar muito amor e ternura.
Para os discípulos progredirem e evoluírem, ele também deve mostrar-se severo e dizer-lhes
 certas verdades.
Tanto pior para eles, se não lhes agradar!
Se eu me fosse preocupar com as vossas reacções, com a vossa opinião a meu respeito, acabaria por nunca fazer nada.
Alguns de vós confessaram-me que, no momento em que lhes mostrei as suas fraquezas,
 detestaram-me.
Mas não faz mal, eles que me detestem, eu tenho uma carapaça.
Porém, para lhes fazer bem, sou obrigado a abaná-los um pouco.
Se eles continuarem a julgar-se impecáveis quando, na realidade, se comportam de uma maneira absolutamente vulgar ou mesmo repreensível, que progresso poderão fazer?
É muito melhor conhecerem certas verdades, mesmo que elas os façam sofrer; esses sofrimentos não durarão e o conhecimento que eles terão de si próprios permitir-lhes-á corrigirem-se e evoluírem.
Até ao dia em que, por fim, se aperceberão de que eu fui para eles de uma tal utilidade que me procurarão até nos outros planetas para me agradecerem!



Sem comentários:

Enviar um comentário