sábado, 14 de junho de 2014

EM ESPÍRITO E EM VERDADE


...

O encontro de Jesus junto a um poço com uma mulher samaritana que vinha buscar água, é um dos episódios mais notáveis dos Evangelhos.
«Jesus chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto de um campo que Jacob tinha dado a José, seu filho. Lá encontrava-se o poço de Jacob.
Jesus, cansado da viagem, estava sentado na borda do poço. Era perto da hora sexta.
Uma mulher da Samaria veio tirar água. Jesus disse-lhe: Dá-me de beber.
Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar mantimentos.
A mulher samaritana respondeu-lhe: Como é que tu, que és judeu, me pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?
(Com efeito, os judeus não tinham relações com os samaritanos.)
Jesus respondeu-lhe: Se tu conhecesses a dádiva de Deus e soubesses quem é aquele que te diz: Dá-me de beber!, tu própria lhe terias pedido de beber e ele te daria água viva.
Senhor, disse a mulher, tu não tens nada para tirar água e o poço é profundo: portanto, donde tirarias essa água viva?
És tu maior que o nosso pai Jacob que nos deu este poço e, donde ele próprio bebeu, assim como os seus filhos e os seus rebanhos?
Jesus respondeu-lhe: Todo o que bebe desta água voltará a ter sede, mas aquele que beber a água que eu lhe der nunca mais terá sede, e a água que eu lhe der tornar-se-á nele uma fonte de água que jorrará até na vida eterna.
A mulher disse-lhe: Senhor, dá-me dessa água, para não voltar a ter sede nem voltar aqui para tirar água.
Vai, disse-lhe Jesus, chama o teu marido e vem cá.
A mulher respondeu: Eu não tenho marido.
Jesus disse: Tens razão em dizer «eu não tenho marido», porque tu tiveste cinco maridos e, o que tens agora não é teu marido.
Acerca disso, disseste a verdade, Senhor - disse-lhe a mulher -, vejo que és profeta.
Os nossos antepassados adoraram nesta montanha: e vós, vós dizeis que o lugar onde se deve adorar é em Jerusalém.
Mulher, disse-lhe Jesus, acredita em mim, vem a hora em que não será nesta montanha nem em Jerusalém que adorareis o Pai.
Vem a hora, e ela já veio, em que os verdadeiros adoradores, adorarão o Pai em espírito e em verdade; pois são esses os adoradores que o Pai procura.
Deus é espírito, e é preciso que aqueles que o adoram o adorem em espírito e em verdade.»

...

O que é extraordinário é que Jesus fez esta revelação a uma mulher que, evidentemente, não podia compreender estas palavras.
E não podemos censurá-la por isso, coitada, quando pensamos que há séculos que, alguns, mesmo entre os maiores teólogos, passaram ao lado do seu verdadeiro significado.
«Vem a hora em que não será nesta montanha nem em Jerusalém que adorareis o Pai.»...
E Jesus não indica um outro lugar que pudesse substituir a montanha de Samaria ou o templo de Jerusalém, não menciona qualquer lugar, mas pronuncia duas palavras abstractas entre as mais inconcebíveis para o homem: espírito e verdade.
O espírito opõe-se à matéria e a verdade à mentira, ao erro, à ilusão, à aparência.
Portanto, adorar a Deus "em espírito" é abandonar as formas materiais que nos prendem e nos impedem de nos movermos livremente; "em verdade" é estar para além das ilusões, das aparências.

...
   ...

Sem comentários:

Enviar um comentário