Sofrer é desagradável e é natural querer acabar de imediato com o sofrimento seja de que maneira for. Contudo, há circunstâncias em que seria preferível não fugir sistematicamente ao sofrimento e procurar obter nele forças para uma vida nova, pois uma das propriedades do sofrimento é a de despertar no ser humano qualidades que nunca surgem noutras condições.
Por isso, quando sofreis física e moralmente, pensai que vos está a ser dada uma oportunidade para fazerdes um grande trabalho sobre vós mesmos.
Evidentemente, isto não se aplica a certas dores insuportáveis que exigem que se tome medicamentos, mas desses mal-estares que surgem tão frequentemente na vida quotidiana.
Em vez de se procurar imediatamente o sossego ou o esquecimento tomando comprimidos ou outras substâncias, é preferível tentar aproveitar esses inconvenientes para fazer um trabalho e se reforçar interiormente.
Conseguireis isso se não ficardes concentrados no vosso sofrimento e vos esforçardes por harmonizar tudo pelo pensamento nos vossos corpos físico, astral e mental.
Quando este trabalho estiver terminado, muitas vezes constatareis que o vosso sofrimento desapareceu, precisamente porque, por esse trabalho do pensamento, tereis conseguido introduzir a harmonia em todo o vosso ser.
de OMRAAM MIKHAËL AÏVANHOV - 16.04.2014
Sem comentários:
Enviar um comentário