quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Desenvolver a sensibilidade...

...
Na realidade, é preciso estabelecer uma diferença entre a verdadeira sensibilidade e essa sensibilidade doentia à qual deveríamos chamar, mais exactamente, susceptibilidade ou pieguice.
A verdadeira sensibilidade é uma faculdade que nos torna capazes de nos elevarmos muito alto, muito longe, e de ter acesso a um mundo cada vez mais subtil para captar as suas realidades.
A susceptibilidade, essa, é uma manifestação da natureza inferior, que se toma pelo centro do mundo, que acha sempre que não lhe manifestam a suficiente consideração, que se sente frustrada, ferida e se torna agressiva.
Quando se percebe esta distinção, compreende-se que há todo um trabalho a fazer sobre a natureza inferior para a dominar, para a subjugar: é a única maneira de permitir que a verdadeira sensibilidade se desenvolva e se enriqueça.
A sensibilidade não é somente a faculdade que nos faz emocionarmo-nos  e maravilharmo-nos perante os seres que amamos, perante a beleza da Natureza ou das obras de arte.
Ela abre-nos também as portas da vastidão, da luz, dá-nos a compreensão da ordem divina das coisas, permite-nos vibrar em uníssono com as regiões, as entidades e as correntes do Céu.

...

de  OMRAAM MIKHAËL  AÏVANHOV

em  "Sementes de Felicidade"

Colecção Izvor
Edições Prosveta

Sem comentários:

Enviar um comentário