quarta-feira, 21 de junho de 2017

A LINGUAGEM DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS






Capítulo  IV  -  O  PENTAGRAMA

(Continuação - 3)

Retomemos agora a imagem do pentagrama onde estão colocados o espírito, a alma, o intelecto, o coração e a vontade.
Se fizerdes vibrar o vosso espírito, o Espírito Cósmico responder-vos-á.
Se fizerdes vibrar a vossa alma, a Alma Universal responder-vos-á, etc...
Mas também pode acontecer o inverso: o Espírito Cósmico ou a Alma Universal vibram, e o vosso espírito e a vossa alma, como estão em consonância com eles, vibram também e recebem todas as suas mensagens.
Ou então a Inteligência Cósmica propaga certas ideias, certos conhecimentos, e o vosso intelecto, que está sintonizado com ela, capta-os.
Suponhamos também que, através do vosso coração, enviais amor a toda a humanidade: o coração universal enviar-vos-á também muito amor; de todos os lados esse amor virá até vós.
Se pelo pensamento, enviardes luz ao mundo inteiro, ligar-vos-eis à sabedoria cósmica, que projectará sobre vós raios tais que ficareis deslumbrados.
E assim por diante...
Eis como realmente vos tornareis o pequeno pentagrama dentro do grande pentagrama: sabendo como, pelo vosso espírito, pela vossa alma, pelo vosso intelecto, pelo vosso coração e pela vossa vontade, podeis ligar-vos aos poderes correspondentes no Universo.
Jesus disse: «Vós sois templos do Deus vivo.»
Mas os humanos estão habituados a ir aos templos de pedra e de madeira, que não são vivos, e não se ocupam desse templo que é todo o seu ser.

Evidentemente, graças ao fervor de todos os fiéis que ali foram orar durante séculos, esses edifícios sempre têm algo de vivo, mas isso não é comparável a um ser humano que soube reforçar a sua vontade, purificar o seu coração, tornar luminoso o seu intelecto, dilatar a sua alma e santificar o seu espírito, porque um tal ser tornou-se um verdadeiro templo.
E é quando sois um templo, quando rezais no vosso templo, que Deus vos escuta e vos atende.
E se, ao mesmo tempo, tendes consciência de que estais nesse outro templo que é o Universo, tornais-vos um ser completo, estais na plenitude.
É o que exprime o símbolo do pequeno pentagrama dentro do grande pentagrama.
O grande pentagrama é o Ser Cósmico de luz, é o Cristo, e o homem está nele.
Sim, o pequeno templo no grande templo, o microcosmo no macrocosmo - eis o que deveis compreender.
Um dia, as igrejas e os templos tornar-se-ão inúteis, porque os humanos começarão a tomar consciência de que estão realmente num outro templo, o templo imenso da Natureza viva: aí, o Sol é o sacerdote que oficia e as estrelas são as velas...
É isso que acontecerá um dia, eu vo-lo profetizo.
Abandonaremos todos os templos construídos pelos humanos e entraremos nesse único templo que o próprio Deus construiu: o Universo.
Nessa altura, estaremos sempre e em toda a parte num templo para rezar ao Senhor, uma vez que estaremos ao mesmo tempo no nosso próprio templo e no grande templo que é o Universo.

Continua






Sem comentários:

Enviar um comentário