domingo, 17 de julho de 2016

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 18.07.2016

 MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV


A maior parte das pessoas, ao mesmo tempo que são impelidas a imitar os outros, também têm necessidade de afirmar as suas diferenças.
E, muitas vezes, o resultado é que elas imitam os outros naquilo em que deveriam esforçar-se por encontrar no seu próprio caminho e opõem-se àqueles com os quais, pelo contrário, deveriam procurar estar em harmonia.
Pois bem, é precisamente por causa desta atitude de oposição que elas mais se assemelham à generalidade das pessoas de que pretendem distinguir-se.

Se quereis, realmente, ser distintos dos outros, imitai antes a pequena minoria de sábios que só trabalham para introduzir a paz e a harmonia neles e à sua volta.
Cultivando esta diferença, conseguireis compreender os sofrimentos, as doenças e as angústias dos humanos, ao passo que todas as pessoas que são semelhantes umas às outras não se compreendem.
Mesmo que sofram dos mesmos males, como só estão ocupadas com os seus problemas pessoais, são incapazes de se pôr no lugar dos outros, pois imitaram-nos precisamente naquilo em que não deviam: nos caprichos, no egoísmo e nas paixões.

Sem comentários:

Enviar um comentário