quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

PENSAMENTOS QUOTIDIANOS - 2016

Prefácio

«Todas as manhãs, antes de empreenderdes o que quer que seja, recolhei-vos por um momento a fim de introduzirdes em vós a paz e a harmonia e de vos ligardes ao Criador, consagrando-Lhe, pela meditação e pela oração, o dia que começa.

O essencial é o começo.
É aí, no começo, que as forças novas se põem em marcha e se orientam.
Para se agir correctamente, há que começar sempre por procurar a luz.
Quando é noite, não vos precipitais na escuridão para ir procurar um objecto ou começar um trabalho; primeiro acendeis uma lâmpada para poderdes ver, e depois é que agis.
Pois bem, em qualquer situação da vida, precisais, em primeiro lugar, de acender a luz, isto é, de vos concentrardes, de vos recolherdes, a fim de saberdes como agir.
Se não tiverdes esta luz, ireis para a esquerda, depois para a direita, batereis a várias portas e não fareis nada de bom.

Todo o vosso dia está inscrito na direcção que dais aos vossos pensamentos desde o seu começo, pois, consoante estais atentos e vigilantes ou não, vós desimpedis o caminho ou, pelo contrário, atravancai-lo com toda a espécie de coisas inúteis ou até nocivas.
O discípulo da Ciência Iniciática sabe como começar o dia se quer que ele seja frutuoso, cheio da graça de Deus, a fim de poder expandir essa graça em seu redor sobre todas as criaturas.
Ele sabe que deve ter, desde logo de manhã, um pensamento fundamental em torno do qual gravitarão, durante o dia, todos os seus outros pensamentos.

Se tiverdes para cada dia um objectivo preciso, uma orientação precisa, um ideal a atingir, pouco a pouco todas as vossas actividades irão ordenar-se, organizar-se e contribuir para a realização desse ideal.
E, até, quando tentarem entrar em vós pensamentos e sentimentos estranhos, negativos, estes serão desviados e postos ao serviço do mundo divino, serão obrigados a seguir a direcção que vós próprios escolhestes tomar.
E é assim que, graças ao pensamento que introduzistes logo de manhã na vossa mente e no vosso coração, podereis inscrever esse dia na grande Livro da Vida.

E, posto que tudo se inscreve, uma vez que tereis vivido um dia esplêndido, um dia de vida eterna, ele não só ficará registado, não só morrerá, como irá impelir todos os dias que se lhe seguem a que sejam semelhantes a ele.
Tentai viver correctamente pelo menos um só dia, pois esse influenciará os outros: convidá-los-á para lhes falar e os convencer a serem como ele, equilibrados, ordenados, harmoniosos.»

OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

www.prosveta.com
www.publicacoesmaitreya.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário