quinta-feira, 13 de agosto de 2020

O HOMEM À CONQUISTA DO SEU DESTINO

 

...
Páginas 53 e 54

A oração não é mais do que uma troca com o Criador, um acto pelo qual nos elevamos acima de nós próprios para encontrar elementos que nos ajudarão a criar obras perfeitas, obras divinas.
Aqui está mais um aspecto essencial da moral cósmica.
Se um criador quiser deixar uma obra-prima imortal, inesquecível, não deve ficar unicamente ao nível dos cinco sentidos, como fazem muitos artistas de agora.
Presentemente, no campo da arte, está na moda os autores debruçarem-se sobre as realidades mais prosaicas.
A maior parte dos artistas já não sabe como elevar-se para contemplar a beleza sublime; eles apresentam ao público apenas vulgaridades ou monstruosidades, carantonhas, porque esqueceram o segredo da verdadeira criação.
Se quiserdes tornar-vos um verdadeiro criador, ligai-vos à Divindade para receber dela algumas partículas que em seguida transmitireis à vossa criação; assim, o vosso filho ou a vossa obra, ultrapassar-vos-ão em beleza e em inteligência.
Meus queridos irmãos e irmãs, eis horizontes novos: saber realizar trocas com tudo o que é superior, saber que a oração, a meditação e a contemplação são meios de criação.
Uma vida inteira não vos bastará para explorar todas estas possibilidades, tão vastas elas são.
Nada é mais importante para o homem do que restabelecer a ligação com o Criador.
Não reparastes que o nascimento das crianças é baseado nesta mesma lei: a mãe que deve unir-se ao pai, fundir-se com ele?
Toda a criação necessita da união de um pai e de uma mãe.
Mas se na concepção não intervier este lado subtil que é a alma, a imaginação, para captar elementos superiores, então a criação falhará ou, se não falhar inteiramente, não beneficiará de qualquer aperfeiçoamento.
Ora, a criação não é uma estagnação, uma simples reprodução, uma cópia, mas sim um passo em frente, uma evolução.
É graças a este instinto de criar que cada ser evolui, que todo o Cosmos evolui.
Com efeito, à excepção de Deus, tudo tem de evoluir.

_____________________


Sem comentários:

Enviar um comentário