Não há muitos adultos que se preocupem verdadeiramente em ajudar os jovens a verem as coisas com clareza, a equilibrarem-se e a reforçarem-se.
A maior parte está à espreita do que pode seduzir as crianças e os adolescentes, cujos instintos e desejos começam a despertar, e apressa-se a oferecer isso à sua cobiça!
Este processo começa com os brinquedos e continua, mais tarde, com todo o tipo de objectos ou de actividades completamente inúteis ou mesmo nocivas.
Os jovens, por si próprios, nunca teriam qualquer ideia sobre esses objectos e essas actividades se não os vissem expostos por todo o lado, nas montras das lojas e alardeados pela publicidade.
Há imensos adultos que são culpados de induzirem os jovens em erro!
Em primeiro lugar, porque suscitam neles desejos materiais que eles não têm a possibilidade de satisfazer, o que acarreta frustrações e, consequentemente, o desejo de obter por formas desonestas o que não podem obter honestamente.
Depois, porque, ao fazê-los crer que necessitam absolutamente desses objectos ou dessas actividades para se sentirem bem e se regozijarem, desviam-nos da verdadeira busca da felicidade e do sentido da vida.
Então, não devem surpreender-se se, um dia, forem vítimas dos comportamentos criminosos que criaram e alimentaram neles.
Sem comentários:
Enviar um comentário