segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

O NATAL

 
...Todos os anos, à meia-noite de 25 de Dezembro, a constelação de Virgem desponta no horizonte.
É por isso que se diz que Jesus nasceu da Virgem.
No lado oposto encontram-se os Peixes, e no meio-do-céu pode ver-se a magnífica constelação de Orion, tendo no centro as três estrelas alinhadas que, segundo a tradição popular, representam os três Reis Magos.

... no dia 25 de Dezembro tem lugar, na Natureza, o nascimento do princípio crístico, isto é, da vida, da luz e do calor que vão transformar tudo.
Durante este período, esta festa também é celebrada no Céu: os Anjos cantam e todos os grandes Mestres e Iniciados se reúnem para orar, para glorificar o Eterno e festejar o nascimento do Cristo que nasce, realmente, no Universo.

...O discípulo, esse, prepara-se: ele sabe que, na noite de Natal, o Cristo nasce no mundo sob a forma de luz, de calor e de vida, e prepara as condições convenientes para que este Menino divino nasça também nele.

... o nascimento do Cristo é um acontecimento cósmico: é a primeira manifestação da vida na Natureza, o começo de todas as manifestações. Depois, este nascimento é um acontecimento místico, o que significa que o Cristo deve nascer em cada alma como princípio de luz e de amor divino.
É esse o significado do nascimento de Jesus: enquanto o homem não possuir a luz e o amor, o Menino Jesus não nascerá nele.

... o essencial da festa do Natal são os seus aspectos cósmico e místico. Porque o nascimento de Cristo é não somente um acontecimento que se realiza todos os anos no Universo, mas também algo que a cada instante pode acontecer em nós.
Podeis reler a história do nascimento de Jesus quantas vezes quiserdes e cantar «Nasceu o Menino Divino», mas enquanto o Cristo não tiver nascido em vós, isso não servirá para nada.
O que é preciso agora é que cada um tenha o desejo de fazê-l'O nascer na sua alma, para tornar-se como Ele, a fim de que a Terra seja povoada por Cristos.

...
MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

em "o Natal e a Páscoa na tradição iniciática"

Colecção Izvor
Edições Prosveta




Sem comentários:

Enviar um comentário