segunda-feira, 6 de junho de 2022

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 06.06.2022


 A maioria das pessoas não se preocupam com a maneira como comem.
Passam as refeições a conversar, a gesticular, a discutir, e de vez em quando põem qualquer coisa na boca.
E não veem nisso nada de anormal: pensam que o organismo se encarrega de receber e de seleccionar todos os elementos necessários ao seu bom funcionamento.
E é verdade, o organismo encarrega-se disso.
Mas o que esses ignorantes não sabem é que os alimentos contêm forças e elementos subtis que só uma nutrição consciente lhes permitirá receber.
Esses elementos, que pertencem ao plano etérico, ao plano astral e até ao plano mental*, podem ajudá-los a melhorar os seus pensamentos, os seus sentimentos, todo o seu comportamento.
Sim, mas, uma vez mais, desde que eles aprendam a comer conscientemente.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV


*Nota:
Sem rejeitar a divisão "corpo - alma - espírito", tradicionalmente adoptada no Ocidente, Omraam Mikhaël Aïvanhov utilizou sobretudo a divisão em seis - ou sete - corpos, inspirada na filosofia hindu.
(O corpo etérico, que faz parte do corpo físico, é por vezes mencionado autonomamente.)
«As três actividades fundamentais que caracterizam o homem são o pensamento (que tem por instrumento o intelecto), o sentimento (que tem por instrumento o coração), e a acção  (que tem por instrumento o corpo físico).
Não penseis que só o corpo físico é feito de matéria: o coração e o intelecto também são instrumentos materiais, só que a sua matéria é mais subtil do que a do corpo físico.
Uma longa tradição esotérica ensina que o suporte, o veículo do sentimento, é o corpo astral, e o do intelecto, o corpo mental.
Mas esta trindade - corpo físico, corpo astral e corpo mental - constitui a nossa natureza imperfeita.
Estas mesmas faculdades - pensamento, sentimento e acção - existem em nós num nível superior, e aí os seus veículos são os corpos causal, búdico e átmico, que formam o nosso Eu divino.
Os três grandes círculos concêntricos indicam as relações que existem entre os corpos inferiores e os superiores.

O corpo físico, que representa a força, a vontade e o poder no plano material, está ligado ao corpo átmico, que representa a força, o poder e a vontade divinos.
O corpo astral, que representa os sentimentos e os desejos egoístas e pessoais, está ligado ao corpo búdico, que representa o amor divino.
O corpo mental, que representa os pensamentos vulgares e interesseiros, está ligado co corpo causal, que representa a sabedoria divina.»
Omraam  Mikhaël Aïvanhov
"A vida psíquica: elementos e estruturas.
Colecção Izvor

Sem comentários:

Enviar um comentário