e aplicações práticas
III
Como já vos disse, há muitos trabalhos que podeis fazer graças aos exercícios de respiração.
Um desses exercícios diz respeito à purificação ligada com os quatro elementos.
Na realidade, esses Anjos são dezasseis, pois os quatro elementos - a terra, a água, o ar e o fogo - encontram-se nos quatro planos, nos quatro mundos: físico, astral, mental e divino.
Os quatro elementos estão representados na Árvore sefirótica pelos quatro Animais Sagrados, os Serafins, que residem na primeira séfira: Kéther.
Evidentemente, em Kéther os quatro elementos não têm a mesma aparência daqueles que nós conhecemos aqui.
O fogo, o ar, a água e a terra aqui não passam de pálidos reflexos, de condensações grosseiras da matéria que existe no Alto, no seio do Eterno.
Esta matéria de que o Senhor Se vestiu para Se manifestar é tão subtil, tão pura, que nos é impossível concebê-la.
A Cabala ensina ainda que, quando o Senhor quis criar o Universo, formou primeiro o Seu reino, Atziluth (palavra hebraica que significa "emanação"), que compreende as séfiras Kéther (a Coroa), Hokmah (a Sabedoria) e Binah (a Inteligência).
Este mundo das emanações formou ele próprio a região chamada, em hebraico, Bériah ("criação"), que compreende as séfiras Hessed (a Clemência), Géburah (a Severidade) e Tiphéret (a Beleza).
O primeiro mundo é, pois, o do espírito e da alma; o segundo, o do intelecto.
Bériah, pelom seu lado, emanou um terceiro mundo, em hebraico, Iétzirah ("formação"), cuja matéria é ainda mais densa: é a região do plano astral que compreende as séfiras Netzach (a Vitória), Hod (a Glória) e Iésod (o Fundamento).
Por fim, apareceu Asiah, o mundo físico, onde se encontra a séfira Malkut (o Reino).
Os cabalistas dividem o Universo em quatro regiões, que são, começando de baixo: o mundo físico, Asiah; o mundo astral, Iétzirah, o mundo mental; Bériah, o mundo das emanações;
Atziluth, o mundo do espírito.
É no mundo Atziluth que se encontram os Anjos dos quatro elementos, dos quatro Princípios da matéria, que são representados com a face de um touro, de um homem, de uma águia e de um leão.
São João, o profeta Ezequiel e muitos outros contemplaram estes quatro Anjos; quatro outros Anjos representam-nos no mundo mental, depois outros quatro na região mais condensada do plano astral e, finalmente, outros quatro no plano físico.
Quando nos dirigimos ao Anjo do ar, ao Anjo da água, ao Anjo do fogo ou ao Anjo da terra, nós dirigimo-nos aos quatro Anjos da região de Asiah que dirigem esta água, este vento, este fogo e esta terra que nós conhecemos e que vemos.
Isto está claro?
Não se deve confundir os quatro Anjos que se ocupam do mundo físico e dos quatro elementos que vemos no nosso Universo, com os quatro Anjos que são os Princípios da matéria.
O fogo que nós conhecemos não é o verdadeiro fogo; o verdadeiro fogo existe no Alto.
Já vos expliquei que existem várias espécies de fogo e, por exemplo, o fogo que nós acendemos aqui e que arde não é o mesmo fogo que o fogo do Sol.
A Cabala mostra-nos igualmente como as quatro regiões, Asiah, Iétzirah, Bériah e Atziluth estão reflectidas no homem.
Os cabalistas chamam ao corpo físico "gouph" e ao corpo astral "néphesch".
Em seguida vem "rouah" que significa espírito, mas que corresponde mais ao plano mental e, finalmente, "neschamah", que corresponde ao mundo da alma e do espírito.
Estas quatro divisões - "gouph", "néphesch", "rouah" e "neschamah" correspondem às quatro divisões do Universo.
São algumas das palavras que, sem entrar nos detalhes, vos permitirão ter noções precisas.
Continua
MESTRE OMRAAM MIKHAËL AÏVANHOV
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