terça-feira, 14 de novembro de 2017

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 14.11.2017


 O problema mais importante que os humanos têm de resolver todos os dias é o das suas relações com aqueles que os rodeiam.
Então, trabalhai sobre vós mesmos, a fim de desenvolverdes as qualidades psíquicas e morais que vos permitirão compreender e aceitar melhor os outros, pois o essencial é isso: aprender a viver com os outros.
E não só com a vossa família, os vossos amigos, os vossos vizinhos, aqueles que vos são próximos, os vossos colegas de trabalho, etc.
Deveis também ser capazes de vos relacionar com toda a espécie de pessoas diferentes de vós, em idade, formação, meio social, nacionalidade, raça*, a fim de vos familiarizardes muito cedo com todas as situações humanas.
Vós não conheceis antecipadamente os encontros que a existência prepara para vós.
Então, se não estiverdes prontos para essas situações, no dia em que fordes obrigados a confrontar-vos com elas, ficareis fechados, sereis incompreensivos, intolerantes e, por vezes, até, maus, mesmo sem quererdes.
O que permite aferir a evolução dos seres é a sua capacidade de se darem com os outros e de se relacionarem harmoniosamente com eles.

*Há décadas que investigações na área da genética
demonstraram que a noção de "raça" não tem qualquer fundamento
sólido: apesar das diferenças na fisionomia, na cor da pele, etc., 
a espécie humana é uma só. Seria desejável, por isso, evitar a utilização deste termo no discurso oral e na escrita. Contudo, os meios de comunicação social referem-se, quase diariamente, a injúrias e violências "racistas", a tensões e tumultos "racistas". Embora se lamente que assim seja, enquanto os indivíduos se julgarem autorizados a perseguir os seus semelhantes com o pretexto de que eles pertencem a uma "raça", é um termo que se torna obrigatório continuar a usar.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV
 

Sem comentários:

Enviar um comentário