quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

PENSAMENTOS QUOTIDIANOS - 2020

Prefácio

«Todas as manhãs, antes de empreenderdes o que quer que seja, recolhei-vos por um momento a fim de introduzirdes em voz a paz e a harmonia e de vos ligardes ao Criador, consagrando-Lhe, pela meditação e pela oração, o dia que começa.
O essencial é o começo.
É aí, no começo, que as forças novas se põem em marcha e se orientam.
Para se agir correctamente, há que começar sempre por procurar a luz.
Quando é noite, não vos precipitais na escuridão para ir procurar um objecto ou começar um trabalho; primeiro, acendeis uma lâmpada para poderdes ver, e depois é que agis.
Pois bem, em qualquer situação da vida, precisais, em primeiro lugar, de acender a luz, isto é, de vos concentrardes, de vos recolherdes, a fim de saberdes como agir.
Se não tiverdes esta luz, ireis para a esquerda, depois para a direita, batereis a várias portas e não fareis nada de bom.
Todo o vosso dia está inscrito na direcção que dais aos vossos pensamentos desde o seu começo, pois, consoante estais atentos e vigilantes ou não, vós desimpedis o caminho ou, pelo contrário,
 atravancai-lo com toda a espécie de coisas inúteis ou até nocivas.
O discípulo da Ciência Iniciática sabe como começar o dia, se quer que ele seja frutuoso, cheio da graça de Deus, a fim de poder expandir essa graça em seu redor sobre todas as criaturas.
Ele sabe que deve ter, desde logo de manhã, um pensamento fundamental em torno do qual gravitarão, durante o dia, todos os outros pensamentos.
Se tiverdes para cada dia um objectivo preciso, uma orientação precisa, um ideal a atingir, pouco a pouco todas as vossas actividades irão ordenar-se, organizar-se e contribuir para a realização
 desse ideal.
E, até, quando tentarem entrar em vós pensamentos e sentimentos estranhos, negativos, estes serão desviados e postos ao serviço do mundo divino, serão obrigados a seguir a direcção que vós próprios escolhestes tomar.
E é assim que, graças ao pensamento que introduzistes logo de manhã na vossa mente e no vosso coração, podereis inscrever esse dia no grande Livro da Vida.
E, como tudo se inscreve, uma vez que tereis vivido um dia esplêndido, um dia de vida eterna, ele não só ficará registado, não só não morrerá, como irá impelir todos os dias que se lhe seguem a que sejam semelhantes a ele.
Tentai viver correctamente pelo menos um só dia, pois esse influenciará os outros: convidá-los-á para lhes falar e os convencer a serem como ele, equilibrados, ordenados, harmoniosos.»

Omraam  Mikhaël  Aïvanhov



1 de Janeiro

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

Imaginai que, há centenas de anos, um pastor se divertiu a traçar, com o seu cajado, um pequeno sulco no solo de uma montanha.
O que é um pequeno sulco?...
Mas depois choveu, nevou, caiu granizo, houve vento, houve Sol... e, pouco a pouco, o que começou por ser um sulcozinho, foi ficando mais fundo e mais largo, até se tornar o leito de uma torrente.
O que pode ensinar-nos esta imagem?
Que o mesmo fenómeno ocorre no ser humano.
Cada pensamento e cada sentimento são como um sulco que ele traça na sua terra interior, e as forças psíquicas e espirituais que circulam no espaço também contribuem para tornar esse sulco mais fundo e mais largo.
Como hoje começa um novo ano, esforçai-vos por traçar conscientemente um sulco na vossa alma.
Concentrai-vos num pensamento divino, formulai um desejo divino e, durante todo o dia, fazei com que ele se imprima em vós.
As forças celestes serão alertadas e virão apoiar-vos nos vossos esforços.
Elas estarão lá todos os dias para vos dizer: «Lembra-te de que, no primeiro dia do ano, traçaste um sulco. Continua... Faz com que ele fique mais largo e mais fundo!» e, se as escutardes, se continuardes pacientemente o vosso trabalho, um dia sentireis um rio de luz correr em vós.

Sem comentários:

Enviar um comentário