sexta-feira, 4 de setembro de 2015

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 04.09.2015

Consoante os casos, o orgulho e a humildade são considerados como qualidades ou defeitos.
Mas do ponto de vista espiritual, pode-se dizer que o orgulho empobrece os humanos, ao passo que a humildade os enriquece.
Observai a atitude do orgulhoso: ele fica inchado, cheio de si próprio, ao passo que o homem humilde é vazio.
Sim, mas é este vazio que atrai a plenitude, a plenitude espiritual pois, assim que surge um vazio algures na Natureza, há uma força que se apressa a ir preenchê-lo.
É preciso ser humilde para atrair o Senhor, pois Ele não pode encontrar lugar onde os recipientes já estão cheios: é preciso ter feito o vazio em si próprio para Ele poder entrar.

Se disserdes: «Meu Deus, eu sou insensato e Tu és a sabedoria, eu sou pobre e Tu és a riqueza, eu sou fraco e Tu és a força...», estareis a criar o vazio em vós e então a Divindade apressar-se-á a vir preencher-vos.
Ao passo que, se vos vangloriardes das vossas virtudes e das vossas capacidades, o Senhor dirá: «Como estás tão contente contigo próprio, continua assim, não necessitas de Mim.»


Sem comentários:

Enviar um comentário