domingo, 10 de agosto de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 10.08.2025

 
O que dá ao número 1 o seu carácter sagrado é que ele representa a totalidade.
Em todo o Cosmos existe uma unidade ininterrupta.
E ainda que, aparentemente, vejamos separações, rupturas, limites, na realidade não há, em parte alguma, uma separação absoluta.
A decomposição da luz pelo prisma é o exemplo mais notável desta realidade.
Um feixe de luz branca representa o 1; ao decompor-se, forma as sete cores.
Não é extraordinário ver como, da luz branca una, saiu a diversidade das sete cores: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho?
O que é que, melhor do que a luz, pode representar a passagem da unidade à diversidade e da diversidade à unidade?
Agora, observai essas cores, tentando discernir onde acaba o vermelho e começa o laranja; mostrai-me onde elas se separam, onde fica a fronteira...
Não a encontrareis, ela não existe.
Este exemplo da luz é particularmente interessante, porque a luz é a própria substância do Universo.*



* Ver Cap. V parte I
          Em espírito e em verdade
          Colecção Izvor

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

sábado, 9 de agosto de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 09.08.2025


 Que todos aqueles que têm por ideal realizar algo de bom para a colectividade se reúnam com o desejo de fazer, primeiro que tudo, um trabalho espiritual.
Graças a esse trabalho, os seus desejos e os seus pensamentos passarão a ser tão puros e luminosos, que se elevarão no espaço até às entidades e aos elementos que lhes correspondem, e atraí-los-ão para si.
Estas entidades e estes elementos é que os ajudarão a melhorar a situação, muito mais eficazmente do que todas as críticas, reivindicações e propostas de reformas em que se empenham os que supõem estar a trabalhar para o bem social.
Aqueles que não aceitarem esta maneira de ver as coisas deverão contar com fracassos: consumir-se-ão e irritar-se-ão, porque os pensamentos e os sentimentos que vão remoendo ao longo de todos esses confrontos mantêm-nos nas regiões inferiores dos planos astral e mental.
E, mais dia menos dia, ver-se-ão forçados a concluir que todos os seus esforços de nada serviram, porque eles não souberam como deviam trabalhar.*


* Ver cap. XVII
          Em espírito e em verdade
          Colecção Izvor  

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 08.08.2025

 A liberdade não existe onde os humanos geralmente a procuram, nem sob a forma que eles imaginam.
Muitas pessoas dizem: «Não irei trabalhar, não me casarei, não terei filhos, não quero nenhuma obrigação. Viva a liberdade!»
Mas acreditais que elas são livres?
Não.
Interiormente, são ainda mais limitadas do que as outras, porque essa vontade de libertação não lhes foi inspirada por um ideal nobre e desinteressado.
Todos aqueles que procuram a liberdade abandonando as suas responsabilidades, para viverem uma vida fácil ditada pelo egoísmo e pelos prazeres, tornam-se escravos dos espíritos inferiores, aos quais, desse modo, abrem as portas.
Só se deve procurar a liberdade para melhor poder servir o Senhor e os seus irmãos humanos.





quinta-feira, 7 de agosto de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 07.08.2025

 Depende de vós progredirdes sempre mais na via do bem. Mesmo que o vosso caminho esteja pejado de obstáculos que vos fazem tropeçar, podeis sempre reerguer-vos.
Evidentemente, é muito melhor não cair, e para isso deveis dar sempre ouvidos à vossa voz interior, a fim de não fazerdes uma má escolha, porque, uma vez feita a escolha, tereis de assumir as suas consequências até ao fim.
Eis uma imagem: se subirdes ao telhado de uma casa, sereis livres de escolher descer pelas escadas ou de vos lançar no vazio.
Se decidirdes saltar, ficareis imediatamente sujeitos à acção da gravidade e esmagar-vos-eis no solo.
Só sois livres antes de vos lançardes no espaço; depois, já não tendes essa hipótese e caís!
É claro que, se tiverdes tomado uma decisão errada e derdes um trambolhão, podereis levantar-vos de novo
Mas quantos esforços tereis de voltar a fazer!
Tomai bem consciência, pois, de que a vossa liberdade reside, em primeiro lugar, na vossa escolha.



quarta-feira, 6 de agosto de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 06.08.2025

 
Cada indivíduo deve trabalhar para o seu próprio desenvolvimento, para o seu próprio enriquecimento, com a condição de não o fazer apenas para si próprio, mas para o bem da colectividade.
Então, já não se falará somente de colectividade, mas de fraternidade.
A colectividade ainda não é a fraternidade.
Uma fraternidade é uma colectividade onde reina uma verdadeira coesão, porque nela cada indivíduo trabalha conscientemente para o bem de todos.
Com efeito, numa sociedade distinguem-se três categorias de indivíduos, que correspondem a três níveis de consciência.
Os que querem trabalhar sozinhos, isolados, debruçados sobre si próprios; os que compreenderam as vantagens que podem retirar da vida colectiva e que se agrupam, mas apenas porque têm interesse nisso, sem se conhecerem bem e sem se amarem; e, finalmente, aqueles que aprendem a viver mais fraternalmente, aprofundando cada vez mais a sua consciência da universalidade.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

terça-feira, 5 de agosto de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 05.08.2025

 O sono não é senão o prolongamento, sob uma outra forma, das preocupações do estado de vigília.
Quem se esforça, durante o dia, por abandonar o campo das preocupações prosaicas e egocêntricas, e atingir um nível de consciência mais elevado, mais vasto, encontra condições favoráveis para continuar esse trabalho durante o sono.
A sua alma deixa o corpo e percorre o espaço, à descoberta dos outros mundos e dos seus habitantes.
Embora, ao despertar, a pessoa não se lembre de tudo o que viu e ouviu, essas viagens deixam em si profundos registos que, pouco a pouco, transformam a sua compreensão das coisas.



segunda-feira, 4 de agosto de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 04.08.2025

 As "Almas glorificadas" são os seres mais evoluídos da séfira Malhuth.
Em hebraico, são chamados os Ischim, ou seja, os Homens.
São os santos, os patriarcas, os profetas, os grandes Mestres da humanidade, os fundadores das grandes religiões, como Hermes Trismegisto, Buda, Zoroastro, Moisés ou Jesus...
São eles os Eleitos, e são os elos de ligação entre a humanidade comum e as hierarquias angélicas, dos Anjos aos Serafins.
Em que se tornaram esses seres, após a sua morte?
Onde se encontram?...
Contonuam a existir no mundo invisível, formam uma fraternidade de seres luminosos e não abandonaram a humanidade.
Acima deles, nas outras séfiras, há entidades que os ultrapassam; estas usam outros nomes e formam uma fraternidade ainda mais vasta.
Mas aqui, na séfira Malhuth, os Ischim formam uma fraternidade poderosa que guia a humanidade, vela por ela e orienta as forças cósmicas com vista ao seu desenvolvimento espiritual.



domingo, 3 de agosto de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 03.08.2025

 Quando um Iniciado encontra condições de vida agradáveis, não permanece muito tempo nessas condições, até procura sair delas.
Mas, quando está numa situação difícil, esforça-se por suportá-la até ao fim.
Perguntareis: «Porquê? 
Os Iniciados gostam assim tanto de sofrer?».
Não, só que eles compreenderam verdades que as crianças - e os adultos, que muitas vezes não passam de crianças - não compreenderam.
As crianças só gostam do que é agradável, açucarado...
Como aquela que orava assim: «Senhor, faz com que o papá, a mamã e o meu irmãozinho estejam de boa saúde, e faz também com que as vitaminas estejam nos chocolates e não nos espinafres.»
Assim são as crianças!
Infelizmente, as vitaminas nunca se encontram nos chocolates, assim como as vitaminas espirituais nunca estarão nos prazeres, mas no trabalho e nas dificuldades.
Só os verdadeiros adultos sabem descobrir o que de rico e de profundo se oculta em cada provação, em cada amargura; ao invés, as alegrias e os prazeres prolongados só servem para anestesiar o ser humano, para o manter nas fraquezas e o afastar da verdade.

sábado, 2 de agosto de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 02.08.2025

 Jesus dizia: «Sede perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito.»
Haveria muitas coisas a dizer sobre esta noção de perfeição.
 Quando uma criança está na idade de começar a ir à escola, é desejável que seja "perfeita", isto é, que os seus braços, as suas pernas, os seus olhos, os seus ouvidos, o seu cérebro, funcionem correctamente.
Se ela for deficiente, física ou mentalmente, tudo lhe será mais difícil.
Para que possa progredir, é necessário que os seus órgãos físicos e psíquicos estejam em bom estado.
Assim também, em relação ao homem, a perfeição de que fala a Iniciação significa, em primeiro lugar, que os órgãos da vida psíquica e espiritual precisam de estar bem desenvolvidos e em bom estado de funcionamento.
Só nestas condições ele pode aproximar-se da perfeição de Deus, que é omnisciente, todo amor e omnipotente.
Uns quantos de vós atingiram este primeiro grau de "perfeição" que, com trabalho, lhes permitirá evoluir e atingir, após encarnações e encarnações, a perfeição de Deus.
É necessário, pois, ser-se perfeito, para se tornar perfeito!



sexta-feira, 1 de agosto de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 01.08.2025

 Porque é que há cada vez mais malfeitores?
Simplesmente porque reinam as trevas nos intelectos, e os malfeitores, que precisam da escuridão para agir, aproveitam-se dessas condições favoráveis.
Mas imaginai, por exemplo, que as pessoas desenvolvem extraordinariamente as suas faculdades psíquicas, a mediunidade, a clarividência...
Os pensamentos dos malfeitores serão imediatamente percebidos por elas, porque os pensamentos emitem ondas e estas advertirão as pessoas dos perigos que as ameaçam.
Assim, como os criminosos serão descobertos ainda antes de terem agido, terão mesmo de renunciar aos seus projectos.
Nenhuma lei humana, nenhuma polícia, por muito bem organizada que seja, é suficientemente poderosa para fazer desaparecer os malfeitores.
Estes existirão até os homens acenderem as suas lâmpadas interiores e abrirem os seus olhos espirituais.
Quando isso acontecer, os malfeitores sentirão que o seu reinado terminou e serão obrigados a desaparecer ou a transformar-se.