O nosso corpo físico está construído simetricamente em relação a um eixo central, a coluna vertebral, e nesse sentido podemos dizer que é regido pelo número 2.
Temos dois olhos e dois ouvidos; e o cérebro e o nariz, embora sejam um, na realidade são dois: os dois hemisférios e as duas narinas.
Depois há os dois pulmões, os dois rins e, um pouco mais baixo, para o homem, os dois testículos, e para a mulher, os dois ovários.
Finalmente, temos dois braços e duas pernas.
Mesmo que esta simetria não seja absoluta, pois o lado esquerdo e o lado direito do nosso corpo nunca são exactamente simétricos.
Mas, no plano psíquico, a questão apresenta-se de um modo totalmente diferente.
O estudo do cérebro humano revelou que as funções dos dois hemisférios não são idênticas: o hemisfério esquerdo é a sede das faculdades analíticas (a lógica e o raciocínio), que podem ser qualificadas como masculinas, e o hemisfério direito é a sede das faculdades de síntese (a intuição, a sensibilidade), que podem ser qualificadas como femininas.
Os dois hemisférios têm, pois, actividades complementares.
Pode dizer-se, então, que o nosso corpo físico está construído segundo uma simetria, enquanto o nosso psiquismo assenta numa polarização em masculino e feminino, positivo e negativo.
MESTRE OMRAAM MIKHAËL AÏVANHOV
Sem comentários:
Enviar um comentário