quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

O NATAL E A PÁSCOA NA TRADIÇÃO INICIÁTICA

 

...

Todos os anos, à meia-noite de 25 de Dezembro, a constelação de Virgem desponta no horizonte.

É por isso que se diz que Jesus nasceu da Virgem.

No lado oposto encontram-se os Peixes, e no meio-do-céu pode ver-se a magnífica constelação de Orion, tendo no centro as três estrelas alinhadas que, segundo a tradição popular, representam os três Reis Magos.

...

O discípulo, esse, prepara-se: ele sabe que, na noite de Natal, o Cristo nasce no mundo sob a forma de luz, de calor e de vida, e prepara as condições convenientes para que este Menino divino nasça também nele.

Há dois mil anos, Jesus nasceu na Palestina, mas isso é o aspecto histórico do Natal e, como sabeis, para os Iniciados o aspecto histórico é secundário, porque antes de ser um acontecimento histórico, o nascimento do Cristo é um acontecimento cósmico: é a primeira manifestação da vida na Natureza, o começo de todas as manifestações.

Depois, este nascimento é um acontecimento místico, o que significa que o Cristo deve nascer em cada alma como princípio de luz e de amor divino.

É esse o significado do nascimento de Jesus: enquanto o homem não possuir a luz e o amor, o Menino Jesus não nascerá nele.


... o essencial da festa do Natal são os seus aspectos cósmico e místico.

Porque o nascimento do Cristo é, não somente um acontecimento que se realiza todos os anos no Universo, mas também algo que a cada instante pode acontecer em nós.


... o que é preciso agora é que cada um tenha o desejo de fazê-l'O nascer na sua alma.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV


Sem comentários:

Enviar um comentário