quinta-feira, 6 de setembro de 2018

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 06.09.2018

Os instintos desenvolveram-se no homem ao longo de milénios; mas as faculdades de discernimento, de raciocínio, que surgiram nele em tempos muito mais recentes, ainda não se
 implantaram solidamente.
Na realidade, a sabedoria é anterior a todas as outras virtudes, mas como pertence a uma região muito afastada dos instintos que habitam no homem, tem de fazer um longo caminho para vir manifestar-se nele, e nem sempre é bem aceite.
A sabedoria é mesmo anterior à  criação do mundo.
No Livro dos Provérbios, ela apresenta-se assim:
«Eu, a Sabedoria, fui criada pelo Eterno como a primeira das suas obras.
Fui estabelecida desde a eternidade, desde o começo, antes da origem da Terra.
Fui gerada quando ainda não havia abismos, quando ainda não havia fontes de água abundante...
Quando Ele lançou os fundamentos da Terra, eu estava a trabalhar junto d'Ele
 e fazia todos os dias as suas delícias.»
Portanto, a sabedoria apareceu primeiro, mas a sua descida ao homem não data de há muito tempo e, é por isso que ainda vai demorar até ela estar profundamente enraizada nele.

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

Sem comentários:

Enviar um comentário