quinta-feira, 19 de maio de 2022

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 19.05.2022

 

São raros os adultos que se interrogam sobre se o que preparam para os jovens lhes fará verdadeiramente bem, isto é, se os ajudará a ver com mais clareza, a equilibrarem-se, a reforçarem-se.
A maioria procura descobrir o que pode atrair os jovens, cujos instintos e desejos estão a despertar, e apressa-se a pôr isso à disposição da sua cobiça!
Começa pelos brinquedos e continua mais tarde com toda a espécie de objectos ou actividades completamente inúteis, ou até prejudiciais, de que os adolescentes nem teriam qualquer ideia se não os vissem expostos por toda a parte nas montras das lojas e enaltecidos pela publicidade.
Pois bem, essas pessoas são culpadas de induzirem os jovens em erro, em primeiro lugar porque suscitam neles necessidades materiais que não têm possibilidade de satisfazer - o que gera frustrações e até o desejo de obterem desonestamente o que não podem obter honestamente -, depois porque, tentando fazer-lhes crer que têm necessidade absoluta de tudo isso para se sentirem bem e felizes, os desviam da verdadeira busca da felicidade e do sentido da vida.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

Sem comentários:

Enviar um comentário