Os seres humanos não têm o hábito de se colocar na situação do outro, e é daí que provêm tantos erros de julgamento, tantas crueldades e injustiças.
Como não se sabe em que condições uma pessoa se encontra, antes de a acusar, deve-se, pelo menos por cinco minutos, fazer um esforço para se pôr no seu lugar.
Talvez então se perceba que, se se estivesse na sua situação, se agiria dez vezes pior do que ela.
Basta praticardes este exercício durante alguns minutos por dia, para adquirirdes qualidades de nobreza, de paciência, de indulgência, de doçura.
Sim, a partir de agora, esforçai-vos por entrar, durante alguns minutos, na situação de todas as pessoas que vos são desagradáveis e que achais difíceis de suportar: vereis que vos será impossível não as entender e não as amar.*
* Ver pág. 105
«Saber colocar-se no lugar dos outros»
MESTRE OMRAAM MIKHAËL AÏVANHOV

Sem comentários:
Enviar um comentário